O evento organizado pelo Grupo Jaime Câmara, foi realizado no CEULP/ULBRA e contou com a participação dos arquitetos e urbanistas Kenniane Nogueira e Walfredo Antunes, do biólogo Renato Torres, do Engenheiro Agrônomo Ramis Tetu e do Engenheiro Ambiental Diêverson dos Reis.
Os acadêmicos dos cursos de arquitetura e urbanismo, agronomia e direito, dentre outros, participaram efetivamente do evento, elaborando várias perguntas pertinentes ao tema e à cidade.
Sobre o tema, a professora Kenniane Nogueira, destacou: "O crescimento e desenvolvimento das cidades, o adensamento populacional e redução dos espaços livres tem provocado constantes mudanças na qualidade do ambiente urbano. A relação do homem com a natureza é essencial para sua saúde psíquica, nesse sentindo deve-se priorizar nas cidades a vegetação urbana, principalmente a arbórea pelo benefício que essa traz ao ambiente urbano, sendo a biodiversidade urbana essencial para restabelecer ou manter as conexões e fluxos que proporcionem uma paisagem urbana resiliente e sustentável. Nesse sentido, no planejamento de uma cidade a arborização urbana deve ser definida como uma política pública na área ambiental, integrada às questões sociais e econômicas, garantindo assim cidades mais saudáveis".
De acordo com a equipe do Grupo Jaime Câmara o evento foi gravado e será transformado num programa de rádio que irá ao ar no dia 28 de abril pela CBN Tocantins.