Arquitetura do ouro no Tocantins

Palestra com a professora Me. Valéria Picanço

04/03/2019

Os alunos da turma de Arquitetura Brasileira, disciplina ministrada pela professora Camila Pimentel, tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pela professora Me. Valéria Picanço. Na ocasião, a palestrante trouxe a história das cidades de Natividade, Porto Nacional, Arraias e Monte do Carmo, inserindo as produções arquitetônicas e urbanas do período do ouro no contexto regional e nacional. O objeto principal da palestra foi a cidade de Natividade, cujo centro histórico é tombado pelo IPHAN. Durante a explanação, foram enfatizados os aspectos construtivos, tipologias arquitetônicas tanto das plantas, como das fachadas e o processo de alteração sofrido após o declínio da exploração aurífera. 

Sobre a palestrante:
Valéria Picanço possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (2001) e Especialização em Teoria e Prática da Preservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico. Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2009). É doutoranda em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (PDTU/NAEA/UFPA). Atualmente é professora efetiva da Fundação Universidade Federal do Tocantins lotada no Campus de Palmas, Curso de Engenharia Civil. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Restauro e Salvaguarda da Cultura e Memória. Participou do processo de Tombamento de Porto Nacional-TO e do Programa Monumenta em Natividade-TO.

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.