ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE ARQUITETURA MODERNA NA AMAZÔNIA - XAMA

Alunos e professores prestigiam abertura de evento

15/04/2019 • Atualizado em 15/04/2019 18:32

Alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, participaram da abertura da exposição de projetos que mostram alguns exemplares da arquitetura moderna na Amazônia, a qual aconteceu no dia 11/04, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. No evento, os alunos puderam conhecer mais acerca da produção arquitetônica moderna da região Norte, através de projetos que contemplaram soluções para as condicionantes climáticas e ambientais dos locais em que se inserem.
A exposição, que é uma iniciativa do Núcleo AMA – NAMA, permanecerá no espaço até o dia 03 de maio. A exposição itinerante está percorrendo os estados da Amazônia Legal e depois de Manaus, Rio Branco e Porto Velho é a vez da capital do Tocantins.
A edição de Palmas foi organizada pelos curadores regionais Adriana Dias (Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP/ULBRA), Marianna Cardoso (Universidade Federal do Tocantins - UFT) e Giuliano Orsi (Universidade Federal de Uberlândia) e conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU e da Fundação Cultural de Palmas.
São expostos 30 projetos de arquitetura realizados na Amazônia Legal nas últimas três décadas, muitos deles premiados nacional e internacionalmente. O Tocantins tem uma participação expressiva com cinco projetos: Espaço Cultural (1994/1995) e Estádio Municipal em Palmas (1997/1998), ambos do arquiteto Paulo Henrique Paranhos; Centro de Pesquisas Canguçu (1998/1999) em Pium, de autoria do arquiteto Luis Hildebrando Ferreira Paz; a Faculdade Católica do Tocantins (2004/2006) do trio de arquitetos Manoel Balbino, Monica Crosara e Jalma Lamounier e Moradas Infantis (2015/2017) em Formoso do Araguaia, dos escritórios Rosenbaum + Aleph Zero. 

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.