A “Rede Ver a Cidade de Palmas-TO”, reuniu-se na última terça-feira, dia 16, para realização das eleições internas e discussões de temas como a participação da Rede em eventos e divulgação da mesma para a população da cidade através do site e das redes sociais. A Rede tem o CEULP/ULBRA como apoiador, representado através da coordenadora do Grupo Estratégico de Inteligência e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Juliana Cunha.
Através do acompanhamento, monitoramento e avaliação de indicadores nas cidades beneficiadas, com fomento para a melhoria da qualidade de vida urbana da população, a Rede proporciona a participação do cidadão, por meio de representantes da sociedade civil organizada. Essa organização teve origem e inspiração na quinta fase do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), denominada “Rede de Monitoramento Cidadão”, cujo apoio financeiro para implementação no Brasil ocorreu por meio do Fundo Socioambiental da CAIXA (FSA/CAIXA), com parceria do BID e execução da Baobá - Práticas Sustentáveis.
Atualmente a “Rede Ver a Cidade” está presente em seis cidades brasileiras: Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Vitória (ES), Palmas (TO) e Três Lagoas (MS).