“Em vez das cidades do futuro serem feitas de aço e vidro como fora previsto pelas gerações anteriores de urbanistas, serão construídas em grande parte de tijolo aparente, palha, plástico reciclado, blocos de cimento e restos de moradia. Em vez das cidades de luz arrojando-se aos céus, boa parte do mundo urbano do século XXI instala-se na miséria, cercada de poluição, excrementos e deterioração.” Mike Davis, Planeta Favela (2006)
A próxima atividade do ciclo de oficinas "Sei mais, Sou mais" debaterá a cidade e suas perspectivas. Qual o futuro das cidades? Será um futuro utópico, com grandes edificações envidraçadas e a tecnologia regendo a vida humana, ou uma distopia com poluição e lutas de diferentes classes sociais por água e alimento?
Para tentar vislumbrar qualquer resposta temos que olhar a realidade das nossas cidades, envolvendo diferentes temáticas: o planejamento urbano, os instrumentos do estatuto da cidade e do plano diretor do município, bem como as demais políticas setoriais – habitação, mobilidade, saneamento, e outras.
A oficina ocorrerá no dia 10/09/2019, as 15:30 hs na Sala 543, com os Professores Andherson Prado, Lúcio Cavalcante e outros convidados.