Na reta final de conclusão do curso, os acadêmicos devem produzir o trabalho final de graduação, demostrando que estão aptos a exercer a profissão e as exigências do mercado de trabalho.
Esta fase sempre gera uma pressão psicológica, pela complexidade do trabalho e do tempo necessário para desenvolvê-lo.
Atualmente a sociedade passa por ajustes, em razão da globalização e das mídias sociais. O volume de informações veiculados, nem sempre é assimilado por todos da mesma forma e muitas questões internas e comportamentais vem à tona e por isso devem ser acompanhadas. Vivemos em um momento de nos permitir nesta individualidade que é coletiva, perceber e contribuir, principalmente com a juventude.
Prepara-los para o mercado globalizado que está cada vez mais seletivo, sempre foi uma prioridade do curso. Mas também sempre tivemos a preocupação em como ajudá-los a se conectar com sua própria força interior, fortalecer sua visão de mundo, ... e principalmente em como encarar os desafios. Nesse sentido, com o objetivo de minimizar o estresse, convidamos a professora de Yoga Lúcia Farias Ferreira, que há 11 anos atua na área, para ensinar os primeiros exercícios de meditação aos acadêmicos de TCC II. A meditação é uma ferramenta que pode ser praticada todos os dias, especialmente nesse período, tornando-se um hábito no seu cotidiano, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.
Os benefícios da meditação são comprovados cientificamente, em inúmeros estudos e pesquisas que vêm mostrando a sua eficácia, estando especialmente relacionada à diminuição dos sintomas ligados ao estresse e à ansiedade. Além disso, as pesquisas revelam que essa prática pode produzir efeitos de curta e longa duração que podem afetar positivamente as funções cognitivas e afetivas do indivíduo.
Ao finalizar a meditação, em parceria com o curso de Fisioterapia, os acadêmicos receberam massagem relaxante no Complexo Laboratorial, realizada pelos acadêmicos de fisioterapia, sob a orientação da professora Luciana Fernandes Maia.
Segue abaixo a depoimento de alguns acadêmicos que participaram dessa atividade e de uma das orientadores de TCC:
"Prof. Adriana vim agradecer a tarde de hoje, fui pra faculdade achando que teria mais um dia de aula, e só que não, foi uma tarde maravilhosa, foi a melhor tarde que já passei na faculdade e olha que já fiz uma faculdade, esse momento de meditação e massagem foi divino, divino para o meu corpo, divino para minha mente, divino para fazer eu me lembrar que preciso me cuidar mais, esse negócio de todo tempo que tenho "livre" ir só projetar não é vida, o momento de hoje não foi perder tempo, foi o mais produtivo de todos, precisamos SIM tirar pelo menos uma hora do dia pra cuidar da gente, isso fará o projeto rende mais, precisamos desacelerar. A tarde de hoje foi muito gratificante, foi ótima, muito obrigada por esse presente, muito obrigada por fazer me lembrar da do meu corpo.. Espero que haja mais desses momentos na faculdade para todos os cursos, inclusive para os de fisioterapia, pois eles também merecem".
Eveline Moerschbacher
"Adriana, quero agradecer por esse momento na aula de ateliê 2 hoje, foi extremamente importante para podermos nos organizar mentalmente e ficar mais animado com a produção do trabalho de conclusão de curso. Eu que estava travado em algumas questões cheguei em casa com outra animação para continuar com os afazeres. Com certeza depois de hoje, vou acordar todas as manhãs, antes de iniciar as atividades de projeto, e tirar alguns minutos para colocar a meditação que aprendemos em prática é assim fluir cada vez mais. A massagem nem se fala hahahaha, tantas horas sentado em frente ao computador foram aliviadas naquele momento. Obrigado pelo empenho em fazer essa atividade acontecer".
Vinícius Honorio
"O processo criativo envolve muito o estado emocional do aluno. Há mais de três semanas orientava a aluna de TCC II com dificuldades nas soluções formais e funcionais do edifício que se propôs a desenvolver. Durante as orientações buscamos juntas alternativas de como o processo criativo poderia fluir, percebi que vários sentimentos como frustração, autocobrança e incapacidade amedrontavam a fluidez projetual. Na última orientação na sexta dia 06/03, fui surpreendida pelo entusiasmo e felicidade da aluna em conseguir desenvolver a proposta de forma clara e objetiva, partindo de formas ousadas e fluxos bem definidos, além de relatar que a aula de Atelier II foi maravilhosa e que a partir daquele momento de relaxamento e sintonia com seu corpo, mente e alma seu processo criativo fluiu de forma natural e leve. Tal situação confirma que o estado emocional do aluno interfere nas suas decisões projetuais, reforçando que o êxito em qualquer atividade advém de corpo, mente e alma em equilíbrio. Gratidão professora Adriana Dias por se preocupar com nossos alunos nessa fase de grandes desafios que é o TCC.”
Prof. Marcieli Coradin