O 8° Seminário DOCOMOMO Brasil – Norte/Nordeste em Palmas.

17/08/2021 • Atualizado em 17/08/2021 22:05

O DOCOMOMO (International Committee for Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement)  é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 1988, na cidade de Eindhoven, na Holanda, e atualmente atua em quase setenta países como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas.

No Brasil o DOCOMOMO tem abrangência nacional e realiza seminários científicos bianuais desde 1995. Os eventos dessa organização  foram instrumento para a construção de um acervo sobre o (re)conhecimento, identificação, (re)utilização e preservação do patrimônio moderno no país. Diante da dimensão territorial do Brasil e das especificidades de cada região foram criados Núcleos Regionais construindo uma consolidada rede de pesquisa. A gestão nacional atual está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio das Ciências e da Saúde (COC/FIOCRUZ) em parceria com o PROURB/UFRJ no Rio de Janeiro sob a coordenação de Renato da Gama-Rosa Costa.

O 8° Seminário DOCOMOMO Brasil – Norte/Nordeste em Palmas. O evento é organizado pelo Núcleo AMA – NAMA, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA e Universidade Federal de Uberlândia.

O tema deste ano é Transferências Culturais, Historiografia, Intervenções e Cidade Moderna. O evento ocorrerá de forma remota de 18 a 20 de agosto. O 8 Docomomo NNE  contará com duas palestras, uma de abertura (Prof Hugo Segawa) e uma de encerramento (Prof Glauco Cocozza), 7 mesas redondas com 20 pesquisadores referências na temática do congresso, e várias sessões para apresentação de trabalhos. O programa completo está disponivel em
we.tl/t-TrX1gAKDc3

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.