Os alunos da disciplina Planejamento Urbano e Regional III, acompanhados pelo professor Lúcio Cavalcante, realizaram visita à região sul de Palmas, na região conhecida como Córrego Machado, para conhecer in loco a área proposta do desenvolvimento do projeto de intervenção urbana do semestre.
Os alunos tiveram contato com a realidade da região, avaliando a complexidade para se desenvolver um estudo de Regularização Fundiária e a inserção da população na cidade formal. O local é caracterizado pela topografia irregular, presença de loteamentos clandestinos e sem infraestrutura básica, bem como diversas áreas de especial interesse ambiental.
A visita contou com a presença da Assistente Social Poliana Lopes, que demonstrou aos alunos a importância da abordagem multidisciplinar nesse tipo de intervenção, uma vez que devem ser consideradas diferentes dimensões em um projeto de Regularização Fundiária – urbana, jurídica, social e ambiental. Também trouxe relatos de vivência prática desse tipo de projeto e a realidade de tratar com as famílias impactadas.
O objetivo da visita foi propiciar o contato dos alunos com a realidade da cidade e a vivência dos problemas urbanos.