Intervenção Urbana com foco na drenagem urbana e infraestrutura verde foi a abordagem do arquiteto e urbanista SIlênio Camargo.
A disciplina de Gestão Integrada do Ambiente integra o Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) o qual é um conjunto orgânico de atividades extensionistas operacionalizado de forma interdisciplinar, executado a médio e longos prazos, por acadêmicos orientados por professores.
Nesse semestre os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil irão propor um projeto de intervenção urbana para a Av. Tocantins, em Taquaralto na cidade de Palmas/TO, visando a melhoria da qualidade de vida da população local e frequentadores da região. Para isso serão necessárias imersões em campo para percepções e avaliações em relação a acessibilidade e mobilidade urbana.
Pensando em trazer a experiência de profissionais que atuam na área, a profa. Me. Juliana Cunha, convidou o arquiteto e urbanista Silênio Camargo, também presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/TO), para compartilhar com os alunos conhecimentos e experiências.
Na oficina, Silênio abordou temas da Infraestrutura Urbana fazendo uma revisão geral e trouxe exemplos que deram certo em cidades, como Goiânia/GO, em relação à drenagem urbana e infraestrutura verde essenciais em um bom planejamento e diretamente ligados à questão da acessibilidade e mobilidade urbana.
O arquiteto e urbanista provocou os alunos e os instigou a observarem áreas que sofrerão intervenção urbana como um todo analisando desde a área, passando por legislações vigentes, relação entre desenho da malha viária e fluxos dos modos de transporte para a definição das propostas.
“Algumas vezes a solução dos nossos problemas estão fora da nossa caixinha, é necessário sair da nossa zona de conforto e buscar soluções inovadoras e ímpares!” finalizou Silênio, proporcionando aos nossos acadêmicos uma experiência enriquecedora e de muito aprendizado e motivação!