Visita ao Palacinho

Alunos de Ateliê I visitam Museu Histórico do Tocantins

29/03/2022

No dia 25 de março de 2022, os alunos de Ateliê I visitaram o Museu Histórico do Tocantins, localizado no Palacinho, acompanhados pela professora Camila Pimentel. Durante a visita, os alunos assistiram a um documentário acerca da edificação e o início da construção de Palmas, além de participaram da visita guiada. A ida ao local também serviu como base para o conteúdo em sala de aula, acerca de construções pré-fabricadas.
“O Palacinho foi a primeira edificação construída em Palmas e executada em madeira de lei (jatobá) com sistema de montagem pré-fabricado. O início e término da construção se deram em 1989. Inicialmente se propunha a abrigar as autoridades, durante as visitas às obras de construção da cidade. No entanto, com a antecipação da transferência da capital provisória de Miracema do Tocantins para o local permanente, foi necessário adaptá-lo para funcionar provisoriamente como sede administrativa do Governo Estadual, uma vez que a sede definitiva, o Palácio Araguaia, ainda, estava em fase de construção.
Em 1º de janeiro de 1990, o prédio do Palacinho passou a abrigar o Gabinete do Governador, as Casas Civil e Militar, as Secretarias de Comunicação (Secom), Política e Particular. Serviu também como Residência Oficial do Governador e foram construídos cinco anexos.
O Palacinho foi o centro das decisões governamentais na consolidação do Estado até 09 de março de 1991, quando foi inaugurado o Palácio Araguaia.”
Fonte das informações: https://museupalacinho.com/o-periodo-palacinho-1990-91/

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.