Disciplina integrada dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil realiza visita técnica

Aterro Sanitário de Palmas: estreitando o contato com os alunos

04/05/2022

As turmas de Segurança do Trabalho, Acessibilidade e Ambiente (STAA) e de Gestão Integrada do Ambiente (GIA) realizaram juntas, uma visita técnica orientada ao Aterro Sanitário de Palmas. A visita ocorreu na tarde do dia 27/04/2022 e objetivou ampliar a compreensão sobre o gerenciamento de resíduos sólidos, com orientações técnicas sobre os processos, estrutura física e educação ambiental.

Na ocasião, o engenheiro civil Bruno demonstrou sobre as etapas e distribuições, explicando que o lixo gerado em Palmas tem destinação ambientalmente adequada. De acordo com as informações fornecidas, o Aterro Sanitário de Palmas é licenciado e recebe atualmente cerca de 340 toneladas de resíduos por dia, além de ser referência nacional em gerenciamento de resíduos, por aliar eficiência e qualidade nos processos que são implantados.

Participaram também da viabilização desta visita o engenheiro Adeluzio, que orientou a logística da atividade, bem como a engenheira ambiental Taiane, que contribuiu com as orientações técnicas.O estabelecimento é gerido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – SEISP. A visita foi monitorada pelas professoras Fernanda Abreu e Juliana Cunha.

Ao final, os acadêmicos ainda puderam conhecer o Museu do Lixo, um espaço em que são guardados diversos objetos encontrados no lixo coletado, relíquias levadas ao aterro sanitário.

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.