Viagem de estudos à Natividade

Alunos de Técnicas Retrospectivas realizam viagem de estudos e visita técnica à edificação tombada

24/05/2022 • Atualizado em 24/05/2022 17:02

A vivência em campo é de fundamental importância na formação do arquiteto e urbanista, pois permite uma maior compreensão de sua atuação prática. Tendo em vista a complementação do conteúdo visto em sala e a concretização das atividades na prática, no dia 20 de maio de 2022, os alunos da disciplina de Técnicas Retrospectivas acompanhados pela professora Camila Pimentel, realizaram uma viagem de estudos à cidade de Natividade, Tocantins. Durante a viagem os acadêmicos puderam conhecer a história da cidade, visitar os principais pontos turísticos e realizar visita técnica à uma edificação tombada, a qual será objeto de estudo para o desenvolvimento do trabalho da disciplina.
O roteiro turístico contou com o acompanhamento do guia Flávio Cavalera, que conduziu os alunos à igreja de São Benedito, Casa da Cultura, Igreja Matriz de N. Sra. da Natividade, Fábrica do biscoito Amor Perfeito, Museu de Natividade (antiga Cadeia Pública), Ruína de N. Sra. do Rosário dos Pretos, além de largos e praças.
“Proporcionar momentos como esse, de imersão cultural e vivência profissional, são de extrema importância e relevância na vida dos alunos. Permitir que eles vejam em campo tudo que é apresentado em sala de aula contribui com a fixação do conteúdo e com o estreitamento entre a academia e a prática.” Relata a professora Camila.

Sobre Natividade:
A cidade de Natividade se destaca pela a sua charmosa arquitetura colonial, festas religiosas, folclore e gastronomia. Sua história começa no ciclo do ouro, por volta de 1734, quando ocorreu a ocupação da região por bandeirantes, escravos, mineiros, sertanistas, missionários e criadores de gado. Natividade chegou a ser um dos maiores arraiais da então Capitania de Goiás. Localizada na região sudeste do Estado, Natividade está a 200 km de Palmas.
O belo conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1987. A cidade faz parte do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura (MinC), que visa à recuperação e preservação do patrimônio histórico brasileiro.
Informações retiradas do site: https://turismo.to.gov.br
 

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.