CEULP/ULBRA marca presença na quinta edição do Chico
Dia de expectativa para os acadêmicos do Centro universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, que inscreveram seus vídeos na quinta edição do Chico – Festival de Cinema e Vídeo de Palmas, que inicia hoje, e vai até sábado, 20/11.
Na disputa estão oito vídeos produzidos por estudantes e professores do CEULP/ULBRA, que concorrem nas mostras do Circuito Universitário e Circuito Aberto.
Nesta quarta, o vídeo A família que morava na impressora, produzido pelos acadêmicos de Publicidade e Propaganda, Raquel Etges (6º período) e Rafael Carneiro (8º período), estréia a participação do CEULP/ULBRA no festival. A produção conta à história de uma família de aranhas que morava dentro da impressora de Raquel. Para ilustrar a narrativa, o artista plástico De Deus desenhou o enredo do vídeo. É uma fusão de imagens e sons, com 3 minutos e 30 segundos de duração.
Para a acadêmica do 6º período, Vera Vilda Sousa, produtora de O grito, que também concorre no circuito universitário, a confecção do vídeo despertou interesse para a área da produção áudio-visual. Vera pretende enviar O grito para concorrer em festivais nacionais. “O trabalho em equipe e a participação dos professores foi fundamental” ressalta a acadêmica. O vídeo de 5 minutos é composto por um monólogo, sem cortes de edição, que retrata conflitos pessoais como angústia, solidão e baixa alta-estima. O ator Willian Fernandes protagoniza O grito, que será exibido na sexta-feira, 19 de novembro.
No Circuito Universitário, representam a Instituição, ainda, os vídeos Infarto, Reflexo e a co-produção com acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins, Fora do Ar. A alienação das pessoas diante da televisão, que em alguns casos chegam a reverenciar a mídia, é a mensagem principal de Fora do Ar.
Além do Circuito Universitário, acadêmicos e professores do CEULP/ULBRA concorrem com produções na Mostra Aberta. Em Roberta’s Show, os produtores satirizam os programas de auditório. O estudante do 8º período de Publicidade e Propaganda, André Araújo, documenta a 1ª Parada Gay de Palmas, ocorrida em 27 de junho, em Under the Rainbow. Já o professor do curso, Aluísyo Resende escolheu um vídeo produzido por ele em Minas Gerais, O arteiro.
Texto 233/04 – 17 de novembro de 2004
Andréa Luiza Collet e Paula Lima
Assessoria de Comunicação CEULP/ULBRA