Promover a formação e a inclusão profissional de jovens. Esta é a proposta do projeto Escola de Fábrica, do Ministério da Educação, que será lançado em Palmas, nesta quarta-feira, dia 16, pela diretora nacional, Jane Bauer. A solenidade se realiza no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, a partir das 13h30.
A meta do Governo Federal é capacitar 50 mil jovens entre 16 e 24 anos até o final de 2006. Os beneficiados devem possuir rendar per capita familiar de até um salário e meio e estarem matriculados na educação básica ou cursos de Educação de Jovens e Adultos.
A qualificação será dividida em três módulos, iniciando com aulas de reforço escolar, passando por uma formação para cidadania, além do ensino profissionalizante.
Serão oferecidos cursos de acordo com a demanda do mercado de trabalho local. Em todo Brasil, serão ofertados cursos nas seguintes áreas: agropecuária, artes, comércio, comunicação, construção civil, desing, geomática, gestão, imagem pessoal, indústria, informática, laser e desenvolvimento social, meio ambiente, mineração, química, recursos pesqueiros, saúde, telecomunicações, transporte, turismo e hospitalidade.
Informações: www.mec.gov.br/setec/escoladefabricaTexto - 166/05 – 10 de novembro de 2005
Andréa Luiza Collet