O CEULP/ULBRA participa da Campanha do Laço Branco, com o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. A campanha acontece no período de 25 de novembro a 6 de dezembro. Durante essas duas semanas, os funcionários da Instituição vão adotar o símbolo do Laço Branco, que será preso à camisa.
Primeira Campanha do Laço Branco
A Campanha teve inicio no Canadá em 1991, dois anos depois do Massacre de Montreal, quando um jovem de 25 anos invadiu uma sala de aula e pediu para que os homens se retirassem. As 14 mulheres que permaneceram foram mortas à queima roupa e em seguida o rapaz se suicidou. O autor do crime deixou uma carta dizendo não suportar a idéia de ver mulheres estudando engenharia, um curso de acordo com a tradição dirigido apenas por homens.
O Movimento foi lançado por um grupo de homens canadenses, que se organizaram e elegeram o Laço Branco como símbolo para representar o compromisso de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos diante dessa violência.
28 de novembro de 2006
Aldjânia Alves - ACS