Aconteceu na última sexta-feira (09) no miniauditório 543, uma reunião para orientar os bolsistas, voluntários e orientadores do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (Proict) do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra.
O encontro reuniu 157 bolsistas e voluntários e cerca de 37 orientadores de 6 áreas de conhecimento: Ciências Agrárias e Biológicas, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. Na ocasião foram passadas informações sobre o programa, plano de trabalho do aluno, obrigações e a relação entre orientado e orientador sobre os prazos para os relatórios.
O Programa foi implantado no ano de 2000 com o intuito de desenvolver atividade de pesquisa com os acadêmicos de forma institucional enquanto cursam a graduação, sob orientação de professores que fazem parte do corpo docente do Centro Universitário. Para a coordenadora de pesquisa da instituição, professora doutora Conceição Aparecida Previero, a iniciação científica é uma base super importante, “ o programa oportuniza muito mais que o processo de formação para um futuro mestrado e doutorado, trabalha habilidades que vão desde trabalho em equipe, a estabelecer metodologias, cumprir prazos, metas e apresentar em uma jornada de iniciação científica. São habilidades que auxiliam em várias áreas de atuação em sua profissão”, relata Previero.
O Proict tem carga horária de 20 horas semanais e tem vigência de dez meses, que vai de março a dezembro de 2018 . O acadêmico contará com uma bolsa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) que será abatido no valor da mensalidade.
Sobre o Proict
Com o intuito de valorizar a Pesquisa Científica e Tecnológica e, em especial, a formação do jovem discente, o Ceulp/Ulbra implantou no ano de 2000 o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica – PROICT.
O Programa é de grande relevância para a instituição, porque contribui para uma melhor qualificação do aluno, incentiva a formação de recursos humanos em Ciência e Tecnologia, estimula o desenvolvimento do pensar criativo e a aplicação do método científico, melhora o processo ensino-aprendizagem, além de incrementar a produtividade científica da Instituição.