Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, que acontecerá dos dias 21 a 25 de maio de 2019.
O Congresso é promovido pelo curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra, e o tema desta edição é Psicologia & Sexualidade: Corpo, Conhecimento e Liberdade. O evento acontecerá nas dependências do Ceulp/Ulbra, localizado na Avenida Teotônio Segurado em Palmas – TO.
As atividades iniciarão no dia 21 às 12 horas com o credenciamento, seguido por minicursos a tarde e palestra a noite, e ocorrerá nos dias posteriores durantes os três períodos com encerramento no dia 25 com o Luau na Praia da Graciosa, às 17 horas.
O evento é destinado a acadêmicos e profissionais de Psicologia e tem como objetivo promover discussões no âmbito acadêmico e profissional sobre questões relacionadas a sexualidade, considerando que esta é uma demanda recorrente da profissão, e que possui certo grau de dificuldade em ser abordado perante determinados segmentos da sociedade. Interessados podem realizar a inscrição com desconto aqui até o dia 30 de abril.
Temas como gênero, identidade , relações familiares, religiosas, homoafetivas e sociais também serão abordados na 4ª edição do CAOS, dado que são temas presentes nas relações contemporâneas.
O evento contará com palestras, mesa-redonda, minicursos, seminários, debates, submissão de trabalhos, sarau e intervenções culturais.
A submissão de trabalhos poderá ser realizada até o dia 30 de abril, e as informações como normas, formato, regras de apresentação e endereço para envio dos trabalhos estão disponíveis no site www.ulbra-to.br/caos.
Dentre as atividades previstas, serão ministrados minicursos voltados para a área da saúde como o “Cuidado de Pessoas Transgênero nos Serviços de Saúde”, e a mesa-redonda “Sexualidade e Sistema Único de Saúde: da atenção primária aos cuidados de vítimas de violência sexual”.
Minicursos direcionados as relações familiares e sociais tais como “Relações Parentais em Famílias com Filhos LGBT”, “Família, Religião e Sexualidade”, e também a “Despatologização e Inserção Social de Pessoas Trans”.
E concomitantemente, minicursos com temas ainda pouco abordados em meios sociais como “Sexualidade na Terceira Idade”, “Corpo e Sexualidade de Pessoas com Deficiência” e “A Sexualidade em Culturas Tradicionais Brasileiras: Negrxs e Índixs”.