A Ulbra Palmas teve um papel de destaque na da 3ª Manhã de Ciência, Tecnologia e Inovação, evento realizado pelo Governo do Estado do Tocantins em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A docente Conceição Aparecida Previero, da Ulbra Palmas, foi contemplada com um projeto de pesquisa aplicado ao monitoramento, manejo, conhecimento, uso e proteção da biodiversidade, do patrimônio cultural e dos recursos naturais em Unidades de Conservação, localizadas no Estado do Tocantins. E, nesta oportunidade, assinou o termo de outorga desse edital.
O projeto de pesquisa, intitulado "Agrobiodiversidade e caracterização ambiental dos 'torrões' no Parque Estadual do Cantão, no estado do Tocantins", busca a caracterização ambiental e da agrobiodiversidade dos "torrões" no Parque Estadual do Cantão. O modelo metodológico adotado é de caráter participativo e colaborativo junto aos torronzeiros, bem como com outros atores envolvidos no manejo dos recursos naturais da região.
A participação da Ulbra Palmas no reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento científico e tecnológico da região. A Ulbra Palmas tem uma forte atuação com seus cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, que têm grande relevância no setor agropecuário e na proteção da biodiversidade.
A docente Conceição Aparecida Previero, que desenvolve o projeto de pesquisa contemplado pelo edital, destacou a importância do reconhecimento do mérito técnico-científico das atividades de pesquisa e extensão realizadas na Ulbra Palmas. "Ter o projeto aprovado é resposta do reconhecimento técnico científico da pesquisa que desenvolvo na ULBRA há quase 24 anos, em prol da sustentabilidade ambiental e social. Referido resultado nos motiva a continuidade do desenvolvimento científico, que é um diferencial na instituição em algumas áreas de conhecimento. O evento evidencia a importância da FAPT no Tocantins, em que não tem medido esforços na busca de recursos financeiros para fomentar a pesquisa ", afirmou Previero.
O reitor da Ulbra Palmas, Marcelo Müller, também esteve presente e reforçou a importância do investimento em pesquisa aqui no estado. “Ficamos muito honrados com a oportunidade de participar de um edital tão importante para o nosso estado, onde o governo do Tocantins disponibiliza recursos para ciência, pesquisa e inovação, e através da Fatp direciona e contempla também as instituições privadas. Foi uma grande honra participar desse processo e ter um de nossos projetos contemplados , por meio da nossa professora Conceição. O que mostra mais uma vez a relevância da Ulbra Palmas, tendo todo esse know how de atendimento e acompanhamento avante na pesquisa e na iniciação científica”, encerrou.