Turma 7032 - Empreendedorismo - 2019/1

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 6

Professor(es): Cintia Fernandes da Silva Maximiano

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2019/1

Ementa

História e personagens do empreendedorismo. Conceitos e definições sobre empreendedorismo. Características e comportamentos do empreendedor. Modelo de avaliação de desempenho. Modelo de Negócio. Estratégia de marketing e gestão financeira (precificação, fluxo de caixa e margem de contribuição).

Competências

• Analisar cenários de mercado e identificar alternativas de produtos e serviços inovadores;
• Analisar o contexto do negócio e identificar as características competitivas do macro ambiente;
• Projetar os recursos financeiros necessários para viabilizar o negócio;
• Propor uma estrutura organizacional para sustentar as operações do negócio; e,
• Monitorar o ambiente externo, mantendo uma estratégia organizacional congruente para garantir o desempenho organizacional.

Habilidades

• Desenvolver visão sistêmica para uma proposição de negócio;
• Identificar e analisar as alternativas estratégicas ligadas a um novo empreendimento;
• Identificar as oportunidades de inovação e implementá-las; e,
• Inserir os conceitos de sustentabilidade nas práticas organizacionais.

Programa

• Empreendedorismo X Inovação X Criatividade, conceitos e avaliação do papel da universidade.
• Atitude Empreendedora: Problema X Solução
• Competências Empreendedoras & Liderança Empreendedora.
• Modelos de Negócios, Tendências e Comportamento.
• Ecossistemas de Inovação e Criatividade & Redes de Relacionamento e Inovação.
• A Era da Inovação e Criatividade.
• Utilização de Recursos/Ferramentas: Canvas
• Utilização de Recursos/Ferramentas: Design Thinking
• Utilização de Recursos/Ferramentas: Plano de Negócios
• GAMES: Desenvolvimento de habilidades gerenciais: pensamento estratégico, tomada de decisão, gestão de recursos, trabalho em equipe e liderança.
• Planejamento e execução SW Uni ULBRA

Metodologia

Aulas expositivo-dialogadas com auxílio de recursos audiovisuais e dinâmicas em sala (vídeos, textos e casos); com a participação dos acadêmicos. Jogos interativos, organização e execução de eventos.

Avaliação

Avaliação G1:

Avaliação G2:

Bibliografia

Básica

Dornelas, José Carlos Assis. Plano de negócios: exemplos práticos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.120 p.
MENDES, Jerônimo. Manual do empreendedor: como construir um empreendimento de sucesso. São Paulo. Atlas, 2009.
WILLIAMS, Chuck. ADM. São Paulo, Cengage Learning, 2010.

Complementar

ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: Sebrae, 2007.
Dornelas, José Carlos Assis. Plano de negócios : seu guia definitivo.Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 134p.
SIEGEL, Eric S. Guia de Ernest & Young: para desenvolver o seu plano de negócios. Rio de Janeiro: Record, 1987. 221 p.
BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel F. Desafios do empreendedor. São Paulo: Makron Books, 2001.
DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
KLUYVER, Corlenis A. de. ; PEARCE II, John A. ESTRATÉGIA: uma visão executiva. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 226 p.
KOTLER, P, ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson Education, 2003

Material Digital

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.