Odontologia utiliza tecnologia avançada em aulas práticas e atendimento a comunidade

O Ceulp/Ulbra é a única instituição de ensino da cidade de Palmas a utilizar equipamentos com essa tecnologia

Por Raabe Andrade - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
03/05/2019 • Atualizado em 03/05/2019 16:55

Tecnologia e inovação para um ensino cada vez mais alinhado ao futuro profissional. Com este objetivo, o curso de Odontologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) busca sempre modernizar suas ferramentas e aperfeiçoar sua técnica, de modo que seus alunos saiam da graduação o mais bem preparados possível. Recentemente o curso deu mais um passo nessa direção, com a aquisição de uma linha de aparelhos radiológicos super modernos.

 

Esses equipamentos permitem que sejam realizados três tipos de exames que são bastante comuns: radiografia panorâmica (que dá uma visão de todos os dentes e ossos da face) , teleradiografia (que é uma radiografia lateral) e periapical (que permite a observação mais detalhada da anatomia de até três dentes por vez), mas com o diferencial de serem todos digitais.

 

A radiografia (raio X) é o exame de imagem mais antigo e um dos mais utilizados na área da saúde, por ser ainda hoje muito eficaz no processo de investigação e diagnóstico. Porém, na maioria dos casos continua sendo feito de forma analógica, ou seja, uma película sensível é exposta à radiação e depois passa por um processo de revelação com reagentes químicos, só então é que a imagem pode ser visualizada. Com os equipamentos adquiridos pelo Ceulp/Ulbra, essa operação é facilitada, pois eles estão conectados a computadores que projetam a imagem diretamente na tela do dentista, sem a necessidade de revelação.

 

Dos três, talvez o exame de radiologia periapical digital seja o mais interessante. Uma pequena película de fósforo é colocada sobre os dentes do paciente, em seguida ele passa pelo procedimento de raio X normalmente e a mágica acontece só depois, quando a película é colocada na processadora e a imagem é gerada direto na tela do computador. As películas  utilizadas nesse processo tem custos elevados, mas além de não precisarem de revelação, a tecnologia empregada permite que elas sejam usadas até 150 vezes, representando a longo prazo uma considerável redução de custos.

 

As vantagens da digitalização destes exame são muitas. A primeira, claro, é a economia, pois torna-se desnecessário o uso de películas, reagentes químicos e fixadores diversos. A segunda é a facilidade de acesso e armazenamento, pois o paciente pode ter acabado de fazer o exame e já recebê-lo no seu email, enviar para seu dentista e armazenar no pen drive ou na nuvem. O exame digitalizado ainda permite que o dentista faça pequenos ajustes de contraste que facilitem a visualização e se o resultado não foi satisfatório, se saiu tremido ou borrado, pode ser refeito na hora, facilmente.

Com toda essa modernidade, o Ceulp/Ulbra saiu na frente, pois é a única instituição de ensino de Palmas a ter disponíveis os três tipos de exames digitais, para as aulas práticas de seus alunos. “A formação do acadêmico hoje deve ser voltada ao conhecimento das novas tecnologias e dos avanços da odontologia. Ter esta disponibilidade a eles é extremamente importante para que eles sejam preparados para o mercado de trabalho, e para que tenham conhecimento de todos os equipamentos. [...] Isso é algo inovador para o aluno dentro da graduação”, comenta a professora Tássia Silvana, do curso de Odontologia.

 

E como a academia não deve ter um fim em si mesma, todos esses procedimentos estão abertos para a comunidade. Os alunos do curso de Odontologia sob supervisão de seus professores, atendem na clínica do Ceulp/Ulbra, onde fazem todo o tratamento odontológico gratuitamente e havendo necessidade de algum dos exames citados, o fazem com um valor simbólico e bem abaixo do valor de mercado. Além disso, a clínica do Ceulp/Ulbra tem um convênio com o CEO, Centro de Especialidades Odontológicas do município. O CEO ainda não tem o exame de radiografia panorâmica e anteriormente, quando o médico dentista fazia a solicitação desse exame, era necessário que o paciente - muitas vezes de baixa renda - procurasse uma clínica particular para realizá-lo. Hoje não é mais necessário, pois os pacientes encaminhados pelo CEO podem realizar todos os exames disponíveis na Clínica Odontológica do Centro Universitário, gratuitamente.

 

 

Tecnologia,  inovação e responsabilidade social, é isso que o Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra quer oferecer para você.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento