Ceulp/Ulbra disponibiliza plataformas online para pesquisa

Os recursos trazem acesso a uma biblioteca no ambiente do seu lar

03/04/2020 • Atualizado em 13/04/2020 14:22

Investir em conhecimento nunca é demais e para uma formação sólida é necessário dispor de materiais e fontes de estudo de qualidade. Com o intuito de auxiliar acadêmicos, o Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra por meio da Biblioteca Martinho Lutero realiza parcerias para disponibilizar aos acadêmicos plataformas com materiais de estudos em diversas áreas.

 

Através dos materiais o discente tem um estudo de qualidade em um ambiente virtual, uma #bibliotecaemcasa. E as plataformas são: Biblioteca Virtual Pearson, permite acesso a várias obras assim como possui diversas ações a serem realizadas com as obras (narração do livro, anotações de trechos, leitura off-line, etc); EBSCO, um gerenciador de base de dados de pesquisa que reúne produções científicas das mais renomadas bases de dados do mundo, permitindo o acesso a materiais gratuitos e de assinatura; Revista dos Tribunais reúne além dos materiais produzidos pela editora, também contém conteúdo de algumas das mais renomadas revistas da área jurídica do país.

 

Mas como ter acesso a esses recursos? De maneira simples listaremos o passo a passo de cada um.

 

-> BV Pearson | Biblioteca Virtual

Fica localizado no Autoatendimento:

Biblioteca Virtual -> Ambiente “Aula”: Pearson

 

O primeiro acesso exige um cadastro de CPF e e-mail. Ele também solicita um cadastro de senha. Guarde a senha, pois ela será utilizada para acesso via aplicativo.

 

Interesses de leitura: Você irá selecionar os conteúdos ao qual tem afinidade ou interesse.

 

Acesso: 24 horas por dia, 7 dias por semana

 

Conteúdo: Mais de 8 mil títulos de livros E-books, em diversas áreas do conhecimento, tanto para capacitação profissional como para ampliar a gama de conhecimento ou leitura literária.

 

Editoras: +25 editoras reconhecidas no mercado, entre elas: Autentica, Artmed, Pearson Prentice Hall, Editora Contexto, Companhia das Letras, Casa do Psicólogo, Intersaberes, Atheney e outras.

 

Busca de conteúdo: Busca por assuntos ou busca avançada, digitando o autor, o título da obra ou assunto.

 

Suporte: Disponível para acesso online (site), baixar para Desktop, aplicativo para Android e iOS.

 

Ferramentas: Cartão de Estudos; marcação de texto e página; permite realizar anotações de trechos e fazer comentários e você pode voltar somente a essas páginas marcadas depois.

 

Acessibilidade: Além da plataforma ser compatível com os leitores de tela (NVDA e DOSVOX), ela também possui a opção de narração do livro.

 

Impressão de páginas: O usuário pode comprar a impressão das páginas e imprimir até 50% de cada obra.

 

Leitura off-line: Ao baixar o aplicativo é possível habilitar a leitura off-line da obra, não necessitando de internet para ler o livro.

 

Sincronização de página: Permite voltar à pagina que parou; mostra a porcentagem de leitura que já realizou da obra – Opção “Continuar Lendo”.

 

Permite fazer listas: Viu um livro e quer ler depois? Achou que a obra pode ser útil para o TCC, mas não pode ler agora? Crie Listas específicas e salve os livros nessas pastas.

 

Meta de leitura: O ato de ler é um exercício diário, é preciso criar um hábito de leitura para que o exercício se torne parte da rotina. Crie sua meta colocando os minutos diários para ler e os dias da semana.

 

Avaliação da obra: É possível avaliar a obra que deseja ler e avaliar a obra lida, além disso acompanhar comentários e ver sugestões com a mesma temática do livro.

 

 

Livros digitais e os cursos do Ceulp/Ulbra:

A maioria dos cursos do Ceulp/Ulbra já disponibiliza um acervo híbrido aos seus usuários, ou seja, recomenda tantos títulos físicos quanto virtuais. Pode ser que haja um título em formato físico e virtual na biblioteca, porém, não há garantia que seja assim com todas as obras. Além de utilizar os livros indicados nas bibliografias de curso, o estudante pode procurar outras referências na BV Pearson e assim, ampliar a gama de conhecimento, pesquisando outros teóricos e teorias.

 

-> EBSCO

O recurso mais utilizado pelas bibliotecas de todo o mundo e o principal quando se fala em base de dados. A ferramenta é recomendada quando o usuário necessitar de levantamento científico para elaboração de trabalhos acadêmicos, construção de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso ou para ampliar o conhecimento à respeito de uma área/assunto com as últimas atualização sobre o tema.

 

Para acesso basta clicar aqui. Se for via IP(será redirecionado automaticamente se conectado ao wifi ou internet da instituição). Caso seja via acesso remoto pode solicitar a biblioteca (biblioteca@ceulp.edu.br) o user e senha.

 

Ferramentas:

  • É possível compartilhar o artigo via whatsapp, e-mail, LinkedIN entre outros;
  • Na opção “Pasta” é possível criar pastas por assuntos e organizar os materiais salvos nessas pastas (somente se estiver logado);
  • Acessibilidade: documentos em HTML podem ser narrados;
  • A plataforma separa imagens dos artigos na hora de apresentar os resultados, então é possível acessar essas imagens sem abrir os artigos;
  • É possível realizar a busca somente de imagens;
  • Ao abrir o arquivo utilizando a plataforma, é dada a opção para importar a gerenciadores de referência;
  • Traz as referências para citação do material pesquisado em diferentes formatos (ABNT, APA, Vancouver, etc.).

 

-> Revista dos Tribunais

Pode ser acessada via Autoatendimento – não sendo necessário senha de login, sendo redirecionado automaticamente.

 

Conteúdos:

A RT Online possui: Doutrinas, Jurisprudência, Legislações, Súmulas/OJs/ PNs e notícias diárias sobre diversas áreas de estudo do Direito, como Direito Civil, Tributário, Comercial, Direito da Família, entre outros.

Pesquisando: Busca livre e por Índice

 

Notícias: Tela com as últimas notícias, artigos e publicações da área do direito publicadas e disponibilizadas pela RT Online.

 

Ferramentas:

  • É possível enviar o artigo por e-mail
  • Baixar o conteúdo;
  • Adicionar aos favoritos;
  • Imprimir o artigo;
  • Criar alerta de notícias: toda vez que lançado novo conteúdo sobre aquele assunto o usuário será avisado via e-mail.

 

 

Plataformas práticas, simples e eficientes para o acadêmico ter acesso a materiais que complementarão a sua base de conhecimento e formação.   

Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail biblioteca@ceulp.edu.br.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento