Turma 7001 - Cultura Religiosa - 2009/2

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 1

Professor(es): Ilson Müller

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2009/2

Ementa

Visão global da importância do fenômeno religioso e suas implicações na formação do ser humano e da sociedade, através do conhecimento, análise e pesquisa das principais religiões universais e pela reflexão crítica dos valores humanos, sociais, éticos e espirituais legados pelo Cristianismo.

Competências

Desenvolver os conhecimentos, os valores e as atitudes dos acadêmicos, através da realização de estudos do cristianismo e dos diversos cultos e práticas religiosas existentes no mundo, considerando a confessionalidade da instituição como proposta para efetivação de uma sociedade ético-cristã.

Habilidades

- Estudar os diversos fenômenos religiosos existentes no mundo e no Brasil;
- Analisar os principais atos da história da Igreja Cristã e suas conseqüências;
- Propor valores ético-cristãos como alternativa de vida.

Programa

MÓDULO 1: O FENÔMENO RELIGIOSO
1.2 Religião como cultura;
1.3 Religião como ciência;
1.4 Religião como fé.

MÓDULO 2: AS GRANDES RELIGIÕES NO MUNDO
2.1 Divisão das religiões antigas: Hinduísmo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo, Budismo, Confucionismo;
2.2 Os temas principais: Deus, Homem, Sociedade e Mundo;
2.3 A realidade religiosa no Brasil hoje.

MÓDULO 3: O CRISTIANISMO
3.1 Vida e obra de Jesus Cristo;
3.2 A difusão do cristianismo.

MÓDULO 4: A IGREJA CRSITÃ PRIMITIVA ATÉ A REFORMA
4.1 A Igreja Primitiva;
4.2 O Cisma de 1054;
4.3 A Reforma de 1517;
4.4 Igrejas reformadas e outras denominações.

MÓDULO 5: A IGREJA LUTERANA E A EDUCAÇÃO
5.1 A contextualização da Universidade;
5.2 Lutero e a educação.
5.3 A IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil);
5.4 A ULBRA (Universidade Luterana do Brasil).

MÓDULO 6: A ÉTICA SOCIAL CRISTÃ
6.1 Caracterização da ética e da moral;
6.2 A ética social e a ética religiosa;
6.3 Os principais temas da ética cristã;
6.4 Ética aplicada.

Metodologia

ORGANIZAÇÃO METODOLÓGICA: A metodologia de ensino compreende aulas expositivas, seminários, debates, trabalhos apresentados pelos alunos, de maneira oral e escrita. Para viabilizar a metodologia, utilizam-se recursos audiovisuais de apoio. As aulas transcorrem de maneira interativa com os alunos onde ambos, professor e aluno, são agentes ativos do processo ensino e aprendizagem.

ATIVIDADES DISCENTES: As atividades discentes serão: um trabalho para a G1 valendo 30% da nota, 10% outras atividades e 60% uma avaliação por escrito. G2 um trabalho valendo 30% da nota, 10% estudo de parábolas em sala de aula e 60% referente a uma avaliação.

Avaliação

PROCESSOS AVALIATIVOS: o aluno será acompanhado com atividades que serão valorizadas e incorporadas aos graus avaliativos. Esse processo tem uma função de diagnóstico discente e docente, aula por aula, avaliando a interação e comunicação acadêmica, para, ao final alcançar os objetivos inicialmente propostos.
* A nota da G1 será atribuída na seguinte proporção:
- 10% correspondente a atividades desenvolvidas nas aulas até a G1;
- 30% correspondente a um trabalho pesquisa e apresentação de uma das grandes religiões do mundo (pesquisa individual apresentação em grupo) trabalho feito de acordo com as normas e orientações do professor;
- 60% correspondente a uma avaliação com todo o conteúdo estudado até o presente momento. Essa avaliação será aplicada na oitava ou nona aula e com ela fechamos à nota da G1, a qual será entregue na aula seguinte.
* A nota da G2 será atribuída na seguinte proporção:
- 10% estudo de parábolas em sala de aula;
- 30% correspondente a um trabalho que será o estudo de um dos livros da Bíblia Sagrada Cristã e apresentação da mesma individualmente em sala, trabalhos feitos de acordo com as normas e orientações do professor;
- 60% correspondente a uma avaliação com todo o conteúdo estudado no semestre. Essa avaliação será aplicada na décima nona aula e com ela fechamos à nota da G2, a qual será divulgada no portal.

Obs.: A G1 terá peso 1 (um) e a G2 peso 2 (dois).
* Substituição: Fará substituição na vigésima aula o acadêmico que não alcançar a média 6,0 (seis) entre a soma G1 + G2 e divisão por 3 (três). A substituição será através de prova cumulativa valendo de 0 (zero) a 10 (dez).

Bibliografia

Básica

KUCHENBECKER, Valter. (Coord.) O Homem e o Sagrado. 5ª Edição. Canoas: Ed. Da ULBRA, 1999.
VARIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB,2001.
FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.

KUCHENBECKER, Valter. (Coord.) O Homem e o Sagrado. 5ª Edição. Canoas: Ed. Da ULBRA, 1999.
VARIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB,2001.
FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.

KUCHENBECKER, Valter. (Coord.) O Homem e o Sagrado. 5ª Edição. Canoas: Ed. Da ULBRA, 1999.
VARIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB,2001.
FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.

KUCHENBECKER, Valter. (Coord.) O Homem e o Sagrado. 5ª Edição. Canoas: Ed. Da ULBRA, 1999.
VARIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB,2001.
FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.

KUCHENBECKER, Valter. (Coord.) O Homem e o Sagrado. 5ª Edição. Canoas: Ed. Da ULBRA, 1999.
VARIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB,2001.
FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.

KUCHENBECKER, Valter. (Coord.) O Homem e o Sagrado. 5ª Edição. Canoas: Ed. Da ULBRA, 1999.
VARIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB,2001.
FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.

KUCHENBECKER, Valter. (Coord.) O Homem e o Sagrado. 5ª Edição. Canoas: Ed. Da ULBRA, 1999.
VARIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB,2001.
FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.

KUCHENBECKER, Valter. (Coord.) O Homem e o Sagrado. 5ª Edição. Canoas: Ed. Da ULBRA, 1999.
VARIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB,2001.
FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.

Complementar

WERNECK, Hamilton. Quem decide pode errar, quem não decide já errou.. 3 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: Editora da ULBRA, 2002.
GHELLER, Ernilda. Cultura Religiosa. Volume 1. EDIPUCRS Porto Alegre, 1997
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
WILIAMS, Derek (editor). Dicionário Bíblico Vida Nova. São Paulo, Edições Vida Nova, sd

WERNECK, Hamilton. Quem decide pode errar, quem não decide já errou.. 3 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: Editora da ULBRA, 2002.
GHELLER, Ernilda. Cultura Religiosa. Volume 1. EDIPUCRS Porto Alegre, 1997
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
WILIAMS, Derek (editor). Dicionário Bíblico Vida Nova. São Paulo, Edições Vida Nova, sd

WERNECK, Hamilton. Quem decide pode errar, quem não decide já errou.. 3 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: Editora da ULBRA, 2002.
GHELLER, Ernilda. Cultura Religiosa. Volume 1. EDIPUCRS Porto Alegre, 1997
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
WILIAMS, Derek (editor). Dicionário Bíblico Vida Nova. São Paulo, Edições Vida Nova, sd

WERNECK, Hamilton. Quem decide pode errar, quem não decide já errou.. 3 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: Editora da ULBRA, 2002.
GHELLER, Ernilda. Cultura Religiosa. Volume 1. EDIPUCRS Porto Alegre, 1997
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
WILIAMS, Derek (editor). Dicionário Bíblico Vida Nova. São Paulo, Edições Vida Nova, sd

WERNECK, Hamilton. Quem decide pode errar, quem não decide já errou.. 3 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: Editora da ULBRA, 2002.
GHELLER, Ernilda. Cultura Religiosa. Volume 1. EDIPUCRS Porto Alegre, 1997
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
WILIAMS, Derek (editor). Dicionário Bíblico Vida Nova. São Paulo, Edições Vida Nova, sd

WERNECK, Hamilton. Quem decide pode errar, quem não decide já errou.. 3 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: Editora da ULBRA, 2002.
GHELLER, Ernilda. Cultura Religiosa. Volume 1. EDIPUCRS Porto Alegre, 1997
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
WILIAMS, Derek (editor). Dicionário Bíblico Vida Nova. São Paulo, Edições Vida Nova, sd

WERNECK, Hamilton. Quem decide pode errar, quem não decide já errou.. 3 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: Editora da ULBRA, 2002.
GHELLER, Ernilda. Cultura Religiosa. Volume 1. EDIPUCRS Porto Alegre, 1997
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
WILIAMS, Derek (editor). Dicionário Bíblico Vida Nova. São Paulo, Edições Vida Nova, sd

WERNECK, Hamilton. Quem decide pode errar, quem não decide já errou.. 3 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: Editora da ULBRA, 2002.
GHELLER, Ernilda. Cultura Religiosa. Volume 1. EDIPUCRS Porto Alegre, 1997
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
WILIAMS, Derek (editor). Dicionário Bíblico Vida Nova. São Paulo, Edições Vida Nova, sd

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