Turma 7036 - Sociedade e Contemporaneidade - 2010/1
ImprimirCurso/Eixo: Eixo Básico
Período: 4
Professor(es): Parcilene Fernandes de Brito
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2010/1
Ementa
Estudo dos fundamentos teóricos e conceituais das Ciências Sociais. Fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas. Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental.
Competências
Ter conhecimento dos conceitos básicos e principais aspectos teóricos e metodológicos das ciências sociais.
Compreender alguns aspectos históricos e contemporâneos que alicerçam as sociedades.
Criar argumentos claros e não contraditórios a partir de fatos reais.
Habilidades
Ler e interpretar textos.
Desenvolver relações entre fatos históricos e acontecimentos contemporâneos.
Fazer analogias e criar argumentos embasados em fatos.
Conhecer alguns fatos históricos relevantes para o desenvolvimento das sociedades.
Demonstrar capacidade de análise e reflexão sobre as teorias da modernidade.
Saber aspectos centrais da Sociedade da Informação.
Programa
1. Reflexão sobre o papel do aluno e do professor no século XXI.
2. Estudo sobre a construção de argumentos.
3. Leitura e Discussão sobre autores que envolvam temas como: o pensamento, o conhecimento e a mente.
4. Estudo sobre temas históricos: idade média, iluminismo, revolução industrial, advento do Capitalismo, as guerras mundiais e a quebra da bolsa de valores em 1929.
5. Adam Smith e a Riqueza das Nações
6. Karl Marx e o Capital.
7. Auguste Comte e o Positivismo.
8. Os clássicos da Sociologia: Durkheim e Weber;
9. Discussão sobre ética e moral.
10. Discussão sobre algumas temáticas dos livros do Pierre Lévy: impacto da tecnologia, o virtual, educação e cibercultura.
11. Globalização e a Sociedade da Informação
12. Redes Sociais e a Virtualização
Metodologia
O curso será desenvolvido a partir dos seguintes procedimentos metodológicos
Aula expositiva.
Leitura e estudo em grupo de textos: para um amplo aproveitamento dos temas propostos, o presente pressuposto metodológico considera indispensável a leitura e o estudo em grupo. Essa metodologia visa uma maior interação dos alunos com o conteúdo a ser desenvolvido durante a aula.
Debates em sala de aula: baseado nos textos e nas aulas, o aluno terá a oportunidade de refletir e discutir suas idéias e compreensões sobre o assunto desenvolvido e, em seguida, problematizar, isto é, discutir as diversas opiniões e idéias confrontando com a realidade. O objetivo dessa metodologia é incentivar o estudante a ter uma visão conjuntural e consciente do ambiente em que vive e que também irá atuar como profissional.
Seminários: serão divididos temas para equipes de alunos, os quais serão acompanhados durante todo o processo de elaboração e finalização dos painéis das suas apresentações. Cada equipe deverá pesquisar, estudar e problematizar o seu tema.
Desenvolvimento de argumentos: priorizando a prática da produção de textos críticos e embasados em acontecimentos reais.
Apresentação criativa de trabalhos: enquetes, vídeos elaborados pelos próprios alunos, julgamento simulado para estimular a argumentação (contexto: fatos históricos).
Atividades semipresenciais: utilização de sistema web para discutir sobre acontecimentos importantes que venham a ocorrer no semestre vigente e criação de blog para a discussão sobre alguns livros da literatura universal.
Avaliação
G1 - Avaliação composta por:
- Elaboração de argumentos sobre os temas vistos em sala de aula (individual); apresentação com ênfase na oratória e na estruturação e organização dos tópicos (grupo); desenvolvimento de analogias (dupla); elaboração de questionamentos (individual); discussão sobre as leituras realizadas (grupo). Valor (3,0)
- Julgamento simulado. Tema: O Capitalismo. Valor (2,0)
- Prova. Valor (5,0)
G2 - Avaliação composta por:
- Elaboração de argumentos sobre os temas vistos em sala de aula (individual); apresentação com ênfase na oratória e na estruturação e organização dos tópicos (grupo); desenvolvimento de analogias (dupla); elaboração de questionamentos (individual); discussão sobre as leituras realizadas (grupo). Valor (2,0)
- Discussão em blog sobre um livro da Literatura Universal (1,5)
- Trabalho final da disciplina. Um tema diferenciado para cada grupo. Vídeo sobre a disciplina (divulgado na internet). Valor (1,5)
- Prova. Valor (5,0)
- Substituição de Grau: avaliação escrita, individual, valendo 10 pontos, seguindo a data prevista em calendário acadêmico, contendo questões abertas e fechadas, envolvendo todo o conteúdo estudado no semestre.
Bibliografia
Básica
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2000. 102 p.
LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000. 260 p. (Coleção Trans).
HOBSBAWM, Eric John. Era dos extremos : o breve século XX; tradução [de] Marcos Santarrita. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. 598 p.
DEMO, Pedro. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo : Atlas, 2002. 382 p.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2000. 102 p.
LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000. 260 p. (Coleção Trans).
HOBSBAWM, Eric John. Era dos extremos : o breve século XX; tradução [de] Marcos Santarrita. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. 598 p.
DEMO, Pedro. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo : Atlas, 2002. 382 p.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2000. 102 p.
LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000. 260 p. (Coleção Trans).
HOBSBAWM, Eric John. Era dos extremos : o breve século XX; tradução [de] Marcos Santarrita. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. 598 p.
DEMO, Pedro. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo : Atlas, 2002. 382 p.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2000. 102 p.
LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000. 260 p. (Coleção Trans).
HOBSBAWM, Eric John. Era dos extremos : o breve século XX; tradução [de] Marcos Santarrita. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. 598 p.
DEMO, Pedro. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo : Atlas, 2002. 382 p.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2000. 102 p.
LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000. 260 p. (Coleção Trans).
HOBSBAWM, Eric John. Era dos extremos : o breve século XX; tradução [de] Marcos Santarrita. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. 598 p.
DEMO, Pedro. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo : Atlas, 2002. 382 p.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2000. 102 p.
LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000. 260 p. (Coleção Trans).
HOBSBAWM, Eric John. Era dos extremos : o breve século XX; tradução [de] Marcos Santarrita. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. 598 p.
DEMO, Pedro. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo : Atlas, 2002. 382 p.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2000. 102 p.
LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000. 260 p. (Coleção Trans).
HOBSBAWM, Eric John. Era dos extremos : o breve século XX; tradução [de] Marcos Santarrita. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. 598 p.
DEMO, Pedro. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo : Atlas, 2002. 382 p.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2000. 102 p.
LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2000. 260 p. (Coleção Trans).
HOBSBAWM, Eric John. Era dos extremos : o breve século XX; tradução [de] Marcos Santarrita. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. 598 p.
DEMO, Pedro. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo : Atlas, 2002. 382 p.
Complementar
GALLIANO, A. Guilherme. Introdução a sociologia. São Paulo : Harbra, 1981. 337 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 9. reimpr. Rio de Janeiro : Ed. 34, 2000. 203 p. (Coleção Trans).
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999. 212 p.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade; tradução [de] Elia Ferreira Edel. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 431 p.
GALLIANO, A. Guilherme. Introdução a sociologia. São Paulo : Harbra, 1981. 337 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 9. reimpr. Rio de Janeiro : Ed. 34, 2000. 203 p. (Coleção Trans).
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999. 212 p.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade; tradução [de] Elia Ferreira Edel. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 431 p.
GALLIANO, A. Guilherme. Introdução a sociologia. São Paulo : Harbra, 1981. 337 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 9. reimpr. Rio de Janeiro : Ed. 34, 2000. 203 p. (Coleção Trans).
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999. 212 p.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade; tradução [de] Elia Ferreira Edel. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 431 p.
GALLIANO, A. Guilherme. Introdução a sociologia. São Paulo : Harbra, 1981. 337 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 9. reimpr. Rio de Janeiro : Ed. 34, 2000. 203 p. (Coleção Trans).
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999. 212 p.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade; tradução [de] Elia Ferreira Edel. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 431 p.
GALLIANO, A. Guilherme. Introdução a sociologia. São Paulo : Harbra, 1981. 337 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 9. reimpr. Rio de Janeiro : Ed. 34, 2000. 203 p. (Coleção Trans).
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999. 212 p.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade; tradução [de] Elia Ferreira Edel. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 431 p.
GALLIANO, A. Guilherme. Introdução a sociologia. São Paulo : Harbra, 1981. 337 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 9. reimpr. Rio de Janeiro : Ed. 34, 2000. 203 p. (Coleção Trans).
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999. 212 p.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade; tradução [de] Elia Ferreira Edel. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 431 p.
GALLIANO, A. Guilherme. Introdução a sociologia. São Paulo : Harbra, 1981. 337 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 9. reimpr. Rio de Janeiro : Ed. 34, 2000. 203 p. (Coleção Trans).
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999. 212 p.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade; tradução [de] Elia Ferreira Edel. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 431 p.
GALLIANO, A. Guilherme. Introdução a sociologia. São Paulo : Harbra, 1981. 337 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 9. reimpr. Rio de Janeiro : Ed. 34, 2000. 203 p. (Coleção Trans).
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999. 212 p.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade; tradução [de] Elia Ferreira Edel. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 431 p.
