Turma 8002 - Instrumentalização Científica - 2010/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 3

Professor(es): Ivanize Alves de Castro Martins

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2010/1

Ementa

Estrutura básica do conhecimento humano. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Etapas de projeto de pesquisa.

Competências

Reconhecer a estrutura básica do conhecimento humano e a metodologia para elaboração de uma produção acadêmica, utilizando adequadamente as tecnologias, os recursos e ferramentas dos ambientes virtuais, na aplicação de pesquisas e trabalhos acadêmicos.

Habilidades

- Conhecer e construir argumentos lógicos, contemplando as exigências do rigor discursivo requerido no meio acadêmico;
- Refletir sobre a pesquisa científica e a produção científica de novos conhecimentos nas diferentes áreas do saber humano;
- Identificar a credibilidade das fontes de pesquisa e informações digitais;
- Compreender e elaborar Projetos de Pesquisa;
- Compreender e elaborar Trabalhos Científicos.

Programa

Os conteúdos do semestre estão disponibilizados na Biblioteca Virtual para que os acadêmicos possam construir seus próprios caminhos de aprendizagem, ou seja, de estudarem conforme suas necessidades e seus interesses.

1 - O ATO DE ESTUDAR
O que é estudar?
A leitura.
Aproveitamento da leitura

2 - CONHECIMENTO E MÉTODO
O que é conhecimento?
O processo de produção do conhecimento
Fundamentos do conhecimento.

3 - MECANISMOS DE BUSCA, DIRETÓRIOS E BANCOS DE DADOS
Mecanismos de busca
As diversas ferramentas de busca
Diretórios
Bancos de dados

4 -BIBLIOTECAS VIRTUAIS, ENCICLOPÉDIAS E PORTAIS
Website de biblioteca
Bibliotecas Virtuais
Enciclopédias virtuais

5 - PERIÓDICOS E PORTAIS
Revistas Virtuais Ou Periódicos.
Portal de Periódicos

6 - PROJETO DE PESQUISA.
O projeto de pesquisa

7 - A PESQUISA CIENTÍFICA
O que é pesquisa
Experiência, raciocínio e pesquisa
A pesquisa como princípio científico e educativo
Leitura e pesquisa
Cabeçalho
Assunto geral
Tema.
Classificação
Referência bibliográfica
Comentários conteúdos

8 - TIPOS DE PESQUISA
Classificação das pesquisas com base nos objetivos
Classificação das pesquisas com base nos procedimentos técnicos

9 - O QUALIS Credibilidade na internet
O Programa Qualis
Identificação Issn.

10 - A PLATAFORMA LATTES.
O que é o Cnpq
11 - RELATÓRIO DE PESQUISA
Elaboração de trabalhos científicos conforme normas técnicas
Que é monografia?
Estrutura do trabalho científico
Elementos pós-textuais

12 - ARTIGO E LINGUAGEM CIENTÍFICA
Artigo científico.
Citações.
Notas
A linguagem científica

13 - APLICAÇÃO DAS NORMAS DA ABNT EM UM EDITOR DE TEXTOS
Formatação das normas da abnt através do editor de textos word

14 - ÉTICA E ASPECTOS LEGAIS NA UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
A Informação Necessita ser Protegida?
Os Direitos Autorais
O Portal do Domínio Público
Ética na Utilização da Informação
Bibliografia
Referência das Imagens

Metodologia

O processo metodológico da disciplina de Instrumentalização Científica prima pela participação ativa e reflexiva dos acadêmicos.
As atividades de aprendizagem consistem em leituras, discussões sobre os temas abordados, exercícios teóricos e práticos, e atividades práticas.
a- Leituras e debates no fórum: as leituras indicadas na disciplina deverão ser cumpridas no prazo indicado a fim de facilitar a aprendizagem do grupo e as discussões nos fóruns temáticos.
b- Exercícios teóricos e práticos: exercícios planejados para complementar, ampliar e organizar a aprendizagem.
c- Atividades: Serão disponibilizadas algumas tarefas que envolvem a aplicabilidade de determinados conteúdos teóricos estudados.

Avaliação

Avaliação G1:
- Exercícios e atividades teóricos e práticos disponibilizados na plantaforma -valor 4,0
- Elaboração de um projeto de pesquisa - valor 5,0
- Fórum sobre as temáticas estudadas - valor 1,0

Avaliação G2:
- Exercícios e atividades teóricos e práticos disponibilizados na plantaforma - valor 3,0
- Fórum sobre as temáticas estudadas - valor 1,0
- Prova presencial - valor 6,0
OBS: Todas as atividades serão desenvilvidas na modalidade à distancia, somente a prova de G2 será presencial. Todas as atividades deverão ser postadas na plantaforma nas datas estipuladas no portal. Os critérios para o desenvolvimento das atividades serão avaliados. Os trabalhos serão entregue somente via plantaforma e não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado.

Bibliografia

Básica

LACKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
JOHANN, Jorge Renato (Coord.) Introdução ao Método Científico. 2. ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2002.

LACKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
JOHANN, Jorge Renato (Coord.) Introdução ao Método Científico. 2. ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2002.

LACKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
JOHANN, Jorge Renato (Coord.) Introdução ao Método Científico. 2. ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2002.

LACKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
JOHANN, Jorge Renato (Coord.) Introdução ao Método Científico. 2. ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2002.

LACKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
JOHANN, Jorge Renato (Coord.) Introdução ao Método Científico. 2. ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2002.

LACKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
JOHANN, Jorge Renato (Coord.) Introdução ao Método Científico. 2. ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2002.

LACKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003.
JOHANN, Jorge Renato (Coord.) Introdução ao Método Científico. 2. ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2002.

Complementar

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 4.ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979.
CERVO, Amado L.; BREVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
_____. A importância do ato de ler. 11.ed. São Paulo : Cortez, 1985.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 4.ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979.
CERVO, Amado L.; BREVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
_____. A importância do ato de ler. 11.ed. São Paulo : Cortez, 1985.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 4.ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979.
CERVO, Amado L.; BREVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
_____. A importância do ato de ler. 11.ed. São Paulo : Cortez, 1985.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 4.ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979.
CERVO, Amado L.; BREVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
_____. A importância do ato de ler. 11.ed. São Paulo : Cortez, 1985.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 4.ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979.
CERVO, Amado L.; BREVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
_____. A importância do ato de ler. 11.ed. São Paulo : Cortez, 1985.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 4.ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979.
CERVO, Amado L.; BREVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
_____. A importância do ato de ler. 11.ed. São Paulo : Cortez, 1985.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 4.ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1979.
CERVO, Amado L.; BREVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
_____. A importância do ato de ler. 11.ed. São Paulo : Cortez, 1985.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

Material Digital

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