Turma 7047 - Instrumentalização Científica - 2016/2

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 3

Professor(es): Valdirene Cássia da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Estrutura básica do conhecimento humano. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Etapas de projeto de pesquisa.

Competências

Refletir sobre a pesquisa científica e as possibilidades da construção de novos saberes identificando as fontes de pesquisa e ponderando sobre sua confiabilidade e formas de utilização apropriadas dessas fontes;

Produzir trabalhos científicos, utilizando os conhecimentos e saberes aprendidos na disciplina, relacionando-se de forma ética com os grupos, respeitando as diferenças individuais e as necessidades coletivas.

Habilidades

Desenvolver o senso crítico a cerca dos novos conhecimentos e da relação com os conhecimentos pré-existentes, com precisão e objetividade, articulando-os e possibilitando a construção de outros saberes a partir desta articulação;

Compreender e aplicar os diversos métodos e técnicas da pesquisa científica;

Identificar as fontes de pesquisa e utilizá-las, conforme o trabalho a ser desenvolvido;

Compreender e utilizar técnicas de estudo e organização dos conceitos para a facilitação da construção de novos conhecimentos e para a comunicação eficiente dos mesmos;

Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Programa

I. O conhecimento e sua importância na formação acadêmica.
II. Tipos de conhecimento.
III. Conceito de ciência.
IV. Ciência e conhecimento científico.
V. A pesquisa na vida acadêmica: observação, demonstração, raciocínio e argumentação.
VI. Produção do conhecimento científico.
VII. O uso do instrumental científico como ferramenta na construção do conhecimento.
VIII. Métodos e técnicas de pesquisa científica.
IX. Tipos de pesquisa.
X. Aplicação das normas da ABNT para construção e apresentação dos trabalhos acadêmicos/científicos.
XI. Projeto de pesquisa científica: temática central; delimitação do tema; problema de pesquisa; hipóteses; objetivos; metodologia; referencial teórico; plano de projeto; referências.

Metodologia

A ênfase metodológica será interativa e expositiva. Pretende-se trabalhar com aulas expositivas e que, ao mesmo tempo, refletirão e discutirão textos, situações fáticas e material aplicado, baseando-se em experiências e situações reais surgidas no decorrer do semestre. Os alunos terão a oportunidade de participação na sala de aula para reflexão individual, e ainda será realizado trabalho em grupo, durante as aulas, para a discussão e posterior apresentação pelos próprios alunos. Outras atividades acadêmicas.

Avaliação

No Centro Universitário Luterano de Palmas, o Sistema de Avaliação da Aprendizagem está à serviço de um processo, que também visa ao melhoramento da ação educativa. Tal processo deve ser contínuo e abrangente, priorizando a utilização de instrumentos diversificados como: testes, trabalhos individuais e em grupos, projetos, seminários, debates, provas entre outros meios. A metodologia para avaliação será explicitada abaixo. O docente é responsável pela forma de mensuração dos resultados finais para obtenção nas notas da primeira avaliação bimestral (G1) e segunda avaliação bimestral (G2).
A nota da Avaliação Semestral será resultante da média aritmética da primeira avaliação com a segunda avaliação. Sendo que as notas atribuídas a cada avaliação do desempenho do acadêmico variam de 0,0 (zero) a 10,0 (dez inteiros). Concluindo o semestre, considera-se aprovado por média, na disciplina, o acadêmico que tiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e média aritmética semestral (MS) igual ou superior a 6,0 (seis inteiros).
Ao acadêmico que não obtiver média semestral igual ou superior a 6,0 (seis inteiros) e possuir frequência igual ou superior a 75% na disciplina, é garantido o direito de realizar Substituição de Grau. E caso o acadêmico falte a uma das avaliações (G1 ou G2) poderá se valer da Avaliação Substitutiva, o que independe de razões e comprovações. A avaliação substitutiva será pontuada de 0,0 (zero) a 10,0 (dez inteiros).
1) Os alunos deverão: ler um texto e fazer uma resenha crítica sobre o mesmo (Não será atribuída nota a essa atividade).
2) Os alunos deverão: participar das atividades proposta pela disciplina (Não será atribuída nota a essa atividade).
3) Os alunos deverão: trazer modelos de resumos, resenhas e fichamentos para socialização em sala – atividade em grupo.
(Não será atribuída nota a essa atividade).
4) Elaborar resenhas, resumos e fichas de leitura, organizando seu fichário (físico ou eletrônico) (Não será atribuída nota a essa atividade).
5) Os alunos deverão: Ler textos referentes ao conteúdo para discussão em sala de aula (Não será atribuída nota a essa atividade).
6) Os alunos deverão organizar 4 edições do projeto Diálogos Culturais, G1, apresentando relatório final (Em grupo - Valor: 2,0).
7) Fazer o mapa mental do conteúdo dado no final de cada aula, em dupla, mas a nota é individual a partir da frequência e produção em sala (valor: 2,0)
8) Prova escrita, G1, individual e sem consulta ( Valor: 6,0).
9) Os alunos deverão: escrever um projeto de pesquisa, G2, observando às normas da ABNT (Em grupo - Valor: 5,0).
10) Os alunos serão avaliados na apresentação e defesa oral, G2, da proposta de pesquisa (Em grupo - Valor: 3,0).
11) Debater a aplicação dos métodos a partir da apresentação dos projetos de pesquisa (Não será atribuída nota a essa atividade).
12) Os alunos deverão apresentar declaração de participação em 2 atividades de defesa de monografia, G2 (Valor:1,0)
13) Assiduidade nas orientações do projeto - nota individual - (valor 1,0).


Obs. Os casos de plágio parcial (trecho copiado de outra produção) e plágio total (trabalho copiado de outro autor), quando identificados, serão imediatamente desqualificados e será atribuída nota zero (0,0) para o trabalho, consequentemente, para todos os seus autores.

Bibliografia

Básica

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD.

Complementar

CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

Material Digital

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