Turma 7058 - Sociedade e Contemporaneidade - 2016/2

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 4

Professor(es): Luiz Gustavo Santana

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Estudo dos fundamentos teóricos e conceituais das Ciências Sociais. Fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas. Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental.

Competências

Compreender as concepções de sociedade em sua multidimensionalidade: humana, técnica e político-social.

Habilidades

Argumentar com coerência a partir do uso de fatos reais;
Ler, interpretar e produzir textos e discursos;
Aplicar o conteúdo trabalhado no exercício das atividades profissionais;
Estabelecer relações entre fatos históricos e acontecimentos contemporâneos;
Refletir sobre a identidade humana em um contexto de crescente transformação social;
Identificar os fatores históricos e culturais que permeiam as questões relativas à diversidade dos grupos sociais;
Refletir sobre a dinâmica da sociedade da informação.

Programa

Unidade I – As Ciências Sociais e o entendimento da sociedade
1.1 As Ciências Sociais e a Sociologia
1.1.1 Por que estudar Sociologia?
1.1.1.1 A imaginação Sociológica
1.1.1.1.1 O estudo das pessoas e as sociedades
1.1.2 O desenvolvimento do pensamento sociológico
1.1.2.1 Teorias e perspectivas teóricas
1.1.2.2 Os fundadores e as modernas abordagens teóricas
1.1.3 Transformações Societárias (leitura crítica da história social)
1.1.3.1 Pré-História
1.1.3.2 Idade Antiga
1.1.3.3 Idade Média
1.1.3.4 Idade Moderna
1.1.3.5 Idade Contemporânea

Unidade II – Modernidade e Pós-Modernidade: Tecnologia e vida social na cultura contemporânea
2.1 Modernidade
2.2 Pós-Modernidade

Unidade III – Sociedade Contemporânea/Pós-Moderna e Direitos Humanos
3.1 Direitos Humanos em pauta
3.2 O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e a formação profissional

Metodologia

No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as ao alcance dos objetivos da aula, em consonância com os objetivos da disciplina e do curso, a disciplina valer-se-á de alguns recursos didáticos e estratégias de ensino, a saber:
1. Plano de Ensino da Disciplina: este documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina (ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina) será apresentado e discutido durante o semestre letivo, na tentativa de manter clara a proposta e finalidade da disciplina;
2. Calendário Acadêmico: sendo este um informe da Instituição de Ensino que congrega a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo, será também norteador para as ações e atividades propostas e seguidas no calendário da disciplina;
3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, com 3 horas/aula cada, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia;
4. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de complementar o estudo e estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos transversais ao abordado nos encontros presenciais. As atividades serão analisadas pelo docente e validadas se atendidas às orientações da proposta;
5. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão 2 avaliações (G1 e G2), além da substituição, conforme normas da Instituição;
6. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
7. Debates: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
8. Painel: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
9. Seminário: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;
10. Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas , entre outros ) que deverão ser explorados criticamente;
11. Pesquisa: Serão propostas, conforme a especificidade da disciplina, tarefas que envolvam pesquisas, onde o aluno deverá levantar informações e coletar dados referentes a determinados conteúdos teóricos estudados;
12. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação

De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):

a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre);
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);
d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.

Composição de G1
Painel: “Temas transversais nas Diretrizes Curriculares na configuração do perfil do egresso nos cursos de graduação” – valor 1,0
Painel: “A construção da sociedade no decorrer da história” – valor 2,0
Atividades em sala – valor 1,0
Avaliação – valor 6,0

Composição de G2
Projeto Palco – valor 1,0
Seminário: “Zygmunt Bauman e a Modernidade Líquida” – valor 1,5
Exposição das Profissões – valor 0,5
Painel: “Direitos Humanos em pauta” – valor 1,5
Avaliação – valor 6,0

Bibliografia

Básica

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos – O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEMOS, André. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 6ª ed. Porto Alegre: Sulinas, 2013.

Complementar

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política – A filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

SOUZA, Nali de Jesus de. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 1997.

TESKE, Ottmar. Sociologia – Textos e contextos. Canoas: Editora Ulbra, 2005.

Material Digital

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.