Turma 7092 - Geometria Analítica e Álgebra Linear - 2016/2

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 4

Professor(es): Natanael da Silva Santiago

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Matrizes. Operações com matrizes. Matrizes inversíveis. Determinantes. Sistemas lineares. Espaço vetorial. Combinação linear. Dependência linear. Base de um espaço vetorial. Vetor. Reta no espaço. O plano.

Competências

Ao término da disciplina o aluno deverá estar apto a: - compreender, interpretar e resolver questões e problemas utilizando determinantes e matrizes: - aplicar, de forma criativa e independente, os cálculos com vetores em situações cotidianas.

Habilidades

Durante a disciplina, o aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades: - compreender e saber operar com matrizes e determinantes, - reconhecer e interpretar situações problemas envolvendo sistemas lineares - operar com sistemas de equações bem como, interpretar e elaborar problemas de calculo vetorial - identificar os tipos de curvas, operar com as mesmas e representá-las graficamente. - observar semelhanças entre as equações das conicas - comparar métodos para calcular sistemas de equações; - aplicar os conhecimentos das matrizes como método para resolver sistemas lineares

Programa

• Matrizes o conceitos o matriz quadrada o igualdades o operações o inversa de uma matriz • Operações com matrizes • Matrizes inversíveis • Determinantes o determinantes de uma matriz quadrada o regra de Sarrus o cofator o teorema de Laplace • Sistemas lineares o classificação de um sistema linear o matriz associada a um sistema linear o resolução de um sistema linear por escalonamento • Espaço vetorial o o • Combinação linear • Dependência linear • Base de um espaço vetorial o base canônica • Vetor o o • Reta no espaço o equação paramétrica o equação segmentária • O plano

Metodologia

- Aulas expositivas estruturadas de forma a possibilitar a participação do acadêmico, objetivando envolver o mesmo na construção de suas próprias estruturas intelectuais. - Apresentação de situações problemas a serem resolvidos em sala como exemplificação do conteúdo trabalhado, e como provocações para construção do pensamento matemático do aluno. - Aplicação e resolução de listas de exercícios. (individual e grupal). - As Web atividades (em número de duas) constarão de problemas referentes aos conteúdos vivenciado em sala.

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo e em momentos específicos, através de: G1 Prova escrita, sem consulta, com questões descritivas: 0 a 8,0; Lista de exercícios teóricos e práticos: 0 a 2,0. G2 Prova escrita, sem consulta, com questões descritivas: 0 a 8,0; Lista de exercícios teóricos e práticos: 0 a 2,0. Substituição de um dos Graus: Prova escrita com questões descritivas: 0 a 10,0.

Bibliografia

Básica

MACHADO, A. S. Matemática. Atual: São Paulo, 1988.
STEINBRUCH, A. Geometria analítica. 2 ed. McGraw-Hill: São Paulo, 1987.
GIOVANNI, J. R. Matemática fundamental. FTD: São Paulo, 1994
HOFFMANN, L. D. Cálculo. 2 ed. JC: Rio de Janeiro, 1990

Complementar

LARSON, R. E. Cálculo com geometria analítica. 5 ed.. LTC: Rio de Janeiro, 1998
LEITHOLD, L. O cálculo com geometria analítica. 3 ed.. Harbra: São Paulo, 1994
Matemática básica para cursos superiores. Atlas: São Paulo, 2001
WINTERLE, P. Vetores e geometria analítica. Makron: São Paulo, 2000. SILVA, S. M.

Material Digital

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.