Turma 7134 - Estudos em Fisiologia Humana - 2016/2

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Fernando Borges Araújo, Luís Fernando Castagnino Sesti

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Estudo integrado do funcionamento dos principais sistemas do corpo humano através da abordagem fisiológica, biofísica, bioquímica e molecular.

Competências

Desenvolver saberes que façam um elo entre as ciências básicas e a área da saúde. Integrando o conhecimento adquirido dos diversos sistemas compostos por células, tecidos e órgãos, para compreender de que forma o organismo humano mantém a homeostasia.

Habilidades

Adquirir o conhecimento de processos bioquímicos e biofísicos celulares, nos diferentes sistemas, para entender como esses processos são responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida. O saber pesquisar deverá ser desenvolvido junto com esse conhecimento, de forma que o graduando possa aplicá-lo na prática diária na área da saúde.

Programa

1.Polaridade e propriedades fisico-químicas da água e compostos orgânicos, hidro e lipossolubilidade; 2. pH e Tampões Biológicos; 3. Síntese de Proteínas; 4. Aminoácidos: -Conceito, classificação, função biológica, propriedades físico-químicas; 5. Proteínas e peptídeos: -Conceito, ligação peptídica, classificação, função biológica, estruturas; 6. Enzimas: -Generalidades e propriedades; 7. Carboidratos: -Carboidratos simples e de reserva: estrutura, função, classificação; 8.Lipídeos: -Estrutura, função, classificação, propriedades; 9. Metabolismo de Carboidratos: glicólise; ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons/fosforilação oxidativa; 10. Metabolismo dos Lipídeos; Oxidação de ácidos graxos (Beta-oxidação) 11.Metabolismo de proteínas: aspectos gerais.
FISIOLOGIA 12. Introdução à fisiologia 13. Fisiologia celular; 14. O ser vivo e o meio interno; sistemas controlados; 15. Transporte de substancias através das membranas excitáveis; 16. Compartimentos e líquidos corporais, difusão, osmose e tônus celular; 17. Fisiologia do sistema sanguíneo; 18. Fisiologia do sistema muscular; 19. Fisiologia do sistema cardiovascular; 20. Fisiologia do sistema respiratório; 21. Fisiologia do sistema nervoso; 22. Fisiologia do sistema digestório; 23. Fisiologia do sistema renal; 24. Fisiologia do sistema endócrino;

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas,; desenvolvimento de atividades individuais e/ou em grupo. Estudo de artigos científicos relacionados com os sistemas trabalhados em sala de aula. Materiais utilizados: Recursos de áudio-visual (projetor de multimídia e TV); utilização do quadro branco.

Avaliação

Para registro acadêmico os discentes obterão pontuações por atividades presenciais através de dois graus G1 e G2.
> G1 (Conteúdo ministrado no primeiro bimestre) Prova teórica (PT1) no valor de 3,0 (Prof. Luis) Prova teórica (PT2) no valor de 3,0 (Prof. Fernando) Atividades (Mini-Teste e Exercícios em sala) no valor de 2,0 (Prof. Luís) Atividades (Mini-Teste e Exercícios em sala) no valor de 2,0 (Prof. Fernando) G1=PT1+PT2+A1+A2

> G2 (Conteúdo ministrado nos dois bimestres - acumulativo) Prova teórica (PT1) no valor de 3,0 (Prof. Luís) Prova teórica (PT2) no valor de 3,0 (Prof. Fernando) Atividades (Mini-Teste e Exercícios em sala) no valor de 2,0 (Prof. Luís) Atividades (Mini-Teste e Exercícios em sala) no valor de 2,0 (Prof. Fernando) G2=PT1+PT2+A1+A2

Caso o discente perca alguma das avaliações ou não obtenha a média maior ou igual a 6,0 poderá realizar uma prova (teórica) no valor de 10,0 pontos para substituir o grau em questão contemplando todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre. A freqüência superior a 75% nas aulas será um pré-requisito para a aprovação do discente. Obs 2: Datas de provas definidas conforme calendário acadêmico 2016.

Bibliografia

Básica

GUYTON, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 10.ed. Riode Janeiro: Guanabara Koogan, 2002
Nelson, D. L., Cox, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. Consultoria, supervisão, e revisão técnica desta edição: Carla Dalmaz, Sandra Estrazulas Farias. 5a. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2011
Lehninger, Albert Lester. Bioquímica. Albert Lester Lehninger. São Paulo : E. Blücher, 1988-2002. 4 v., il.
COSTANZO, Linda S.. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1999.

Complementar

Stryer, L. Bioquímica. 5a. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002
Campbell, Mary Keren. Bioquímica [impresso e on-line]. 3a. ed. Porto Alegre : ARTMED, 2006.
Baynes, J. Dominiczak,M.H. Bioquímica Médica. 1a. ed. São Paulo, Manole, 2000.
Champe, P., Harvey, R.A. Bioquímica Ilustrada. 2ª ed. Porto Alegre. Artes Médicas, 2002.
GUYTON, A.C., Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.
GUYTON, ARTHUR C.. Fisiologia humana. 6. ed.. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1988.

Material Digital

STANFIELD, Cindy L.. Fisiologia Humana. 5ª Edição. São Paulo: Pearson, 2013.
BRACHT, Adelar, ISHII-IWAMOTO, Emy Luiza. Métodos de Laboratório em Bioquímica. SP: Manole, 2003.

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.