Turma 8001 - Cultura Religiosa - 2016/2

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 1

Professor(es): Ilson Müller

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

O fenômeno religioso e suas implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais. O Cristianismo. O cenário religioso brasileiro. Religião e interdisciplinaridade. Valores e direitos humanos, sociais, éticos e espirituais. Ética cristã. Visão cristã de ser humano e de mundo.

Competências

Levar os acadêmicos a analisar, através de crítica reflexiva, a história e o pensamento religioso e cristão bem como sua prática, desenvolvendo, desta forma, os seus conhecimentos, valores e atitudes.

Habilidades

• Reconhecer o fenômeno religioso como uma dimensão antropológica, constituinte das civilizações;
• Identificar elementos da religiosidade nas diferentes representações da cultura humana;
• Analisar a influência e relação do fenômeno religioso com as outras áreas do conhecimento científico;
• Conhecer as principais formas religiosas e as principais religiões do mundo ocidental e oriental;
• Refletir sobre os diversos fenômenos religiosos existentes no mundo e no Brasil;
• Reconhecer os principais fatos da história das religiões, bem como suas consequências;
• Perceber a influência das religiões na sociedade, tanto no passado quanto na atualidade;
• Identificar a importância do Cristianismo na cosmovisão ocidental, bem como suas contribuições para a sociedade;
• Analisar a importância dos valores éticos, morais e espirituais na formação integral do ser humano;
• Refletir sobre questões de ética aplicada à vida do ser humano;
• Reconhecer os valores humanos e cristãos como propostas de efetivação de uma sociedade mais ética e justa.

Programa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1: O FENÔMENO RELIGIOSO
1.1 Religião e cultura: sociodiversidade, multiculturalismo,
tolerância, direitos humanos e inclusão.
1.2 Religião e suas interfaces com as diferentes ciências.
1.3 Religião como experiência pessoal e universal:
espiritualidade e fé.
1.4 Conceitos, características, críticas e finalidades da
religião; Classificação das Religiões.
1.5 Religiões modernas (Teoria dos Astronautas Antigos;
Cientologia; Wicca).

MÓDULO 2: AS GRANDES RELIGIÕES NO MUNDO
2.1 A divisão das religiões: Hinduísmo, Judaísmo,
Islamismo, Xintoísmo, Budismo, Confucionismo,
Taoísmo, Espiritismo e Cultos Afro-Brasileiros.
2.2 Os temas principais nas religiões: Deus, Homem,
Transcendência, Sociedade e Mundo.
2.3 O fundamentalismo religioso: terrorismo, violência,
questões de gênero, exclusão e minorias.
2.4 As contribuições destas religiões para nossa cultura
brasileira, em especial as religiões afro-brasileiras;

MÓDULO 3: O CRISTIANISMO: ORIGEM E EXPANSÃO
3.1 A Bíblia.
3.2 Vida e obra de Jesus Cristo.
3.3 Principais ensinos/doutrinas do Cristianismo.
3.4 A difusão do Cristianismo: da Igreja Primitiva ao Cisma
de 1054.
3.5 As Cruzadas.

MÓDULO 4: REFORMA PROTESTANTE
4.1 A Reforma de 1517: causas e consequências.
4.2 Igrejas reformadas e outras denominações.
4.3 Igreja Luterana e Educação (IELB e ULBRA).
4.4 A Contrarreforma Católica.

MÓDULO 5: O ESTUDO DA ÉTICA
5.1 Axiologia: o mundo dos valores.
5.2 Definição e caracterização da ética e da moral.
5.3 Ética filosófica, social, religiosa e profissional.
5.4 Ética cristã.
5.5 Temas em ética aplicada: ecologia, bioética, relações
familiares, sexualidade e política.

4. METODOLOGIA (processos metodológicos utilizados)
A Metodologia de ensino da disciplina compreende aulas expositivas dialogadas com problematização dos temas propostos, debates, visitas a instituições religiosas, trabalhos apresentados pelos alunos de maneira oral e escrita e cinefórum. Para viabilizar a metodologia, utilizam-se recursos audiovisuais de apoio. As aulas transcorrem de maneira interativa com os alunos, onde professor e aluno são agentes ativos do processo ensino-aprendizagem.
Faz parte da metodologia da disciplina o “Projeto Palco”, que é um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Comunicação e Expressão, Sociedade e Contemporaneidade e Cultura Religiosa.
Serão realizadas duas web atividades utilizando-se para tal o sistema web para postagem dos resultados destas atividades propostas para melhor compreensão da diversidade religiosa, da ética religiosa na vida diária e com a finalidade de despertar nos acadêmicos uma visão humanista e solidária. Estas atividades possuem a função de composição de carga horária, equivalendo a 5,5 h/a cada. Qualquer atividade que apresente indícios de cópia direta, sem referencial bibliográfico, não será validada.

Metodologia

Conforme orientações postadas no netaual.

Avaliação

Conforme orientações postadas no netaual.

Bibliografia

Básica

FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.
KUCHENBECKER, Walter (org.) O Homem e o Sagrado. 8.ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2004.
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

Complementar

FORELL, George W. Fé ativa no amor. Porto Alegre: Concórdia Editora. Tradução de Geraldo Korndörfer, 1985.
ALVES, Rubem. O que é Religião? São Paulo. Edições Loyola, 2000.
WARTH, Martim Carlos. Fé Existencial num Mundo Secular. Canoas. Ed. ULBRA/Concórdia, 2003.
VÁRIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB, 2009.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: editora da ULBRA, 2002.

Material Digital

www.ielb.org.br
www.teo.puc-rio.br/cre.html
www.ebah.com.br/content/.../cultura-religiosa
www.ulbra.br/teologia

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.