Turma 7013 - Comunicação e Expressão - 2017/2

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Maria de Fátima Rocha Medina

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/2

Ementa

Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais. Paráfrase e retextualização. Argumentação e persuasão. Particularidades léxicas e gramaticais.

Competências

Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:

1. usar a língua em suas manifestações orais e escritas,
em suas dimensões receptivas e produtivas,
em diferentes situações ou contextos,
com diversos interlocutores ou públicos,
como meio de organização cognitiva da realidade,
constituição de significados e
realização de práticas sociais.

2. ser ético, pontual e comprometido com a disciplina.

Habilidades

1. Conceituar leitura de estudo e aplicar estratégias para ler com competência.
2. Identificar tipos e gêneros textuais em textos lidos/discutidos durante o semestre.
3. Compreender e interpretar distintos textos, verbais e não verbais relacionados, sobretudo, a direitos humanos, intolerância e sobre o Ceulp/Ulbra que completa 25 anos no Tocantins.
4. Identificar e explicar relações de intertextualidade em textos lidos.
5. Ler, compreender, deleitar e debater a obra Quarenta dias, além de produzir textos sobre esse romance.
6. Conceituar linguagem, língua e fala.
7. Reconhecer as variedades linguísticas ao ler diferentes textos e aplicar a variante culta nas produções textuais.
8. Entender as modalidades da língua - oral e escrita - ao reconhecer peculiaridades de cada uma em distintos textos que circulam na sociedade.
9. Apresentar-se oralmente, com desenvoltura e de maneira adequada, em debates e apresentações em sala de aula, como também no projeto interdisciplinar Palco.
10. Escrever/refazer paráfrase de forma adequada ao compreender o texto original e reorganizá-lo de maneira coerente e coesa, além de não fazer transcrição.
11. Escrever/refazer textos próprios com coesão e coerência ao aplicar, adequadamente, elementos anafóricos, articuladores e conectivos.
12. Elaborar/refazer parágrafo padrão ao defender e sistematizar argumentos/informações em estrutura textual corretamente definida e clara.
13. Aplicar, de forma adequada, particularidades da escrita ao retextualizar textos da oralidade para a escrita.

Programa

1. Leitura de estudo
1.1 Conceito
1.2 Tipos textuais: argumentativo, descritivo, expositivo, injuntivo e narrativo
1.3 Gêneros textuais: romance, crônica, charge, tirinha, artigo de opinião, reportagem, etc.

1.4 Estratégias de leitura:
1.4.1 analisar, sintetizar, interpretar, compreender
1.4.2 identificação de tese, argumentos, contra-argumentos, ponto de vista do autor
1.4.3 identificação do tópico frasal
1.4.4 elaboração de esquemas
1.4.5 relação entre textos: intertextualidade
1.4.6 seleção de informações primárias: paráfrase
1.4.7 identificação de elementos coesivos
1.4.8 relação entre texto e realidade: contexto textual

2. Linguagem, língua materna e fala
2.1 Conceitos
2.2 Variação linguística
2.2 Modalidades da língua: oral e escrita

3. Estratégias de escrita
3.1 Recriação textual: paráfrase (citação indireta)
3.2 Recriação textual: retextualização da oralidade para a escrita
3.3 Escrita de parágrafo com suas partes constituintes: sistematização de argumentos
3.4 Produção escrita de distintos gêneros
3.5 Utilização adequada de elementos coesivos e coerentes
3.6 Refacção de textos
3.7 Particularidades léxicas e gramaticais

OBRA LITERÁRIA:
REZENDE, Maria Valéria. Quarenta dias. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

Metodologia

Os princípios que regem o ensino no CEULP (PDI, 2011, p. 13) defendem que “o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem” e é por meio das disciplinas que a autonomia se consolida. Por isso, nesta disciplina, será necessário o envolvimento do acadêmico em atividades de leitura e compreensão de textos (verbais e não verbais) e da produção/refacção textual oral e escrita de distintos gêneros textuais.
Por meio de atividades de leitura e produção de textos orais e escritos, em sala e extraclasse, o acadêmico deverá desenvolver a consciência de que a sistematização do texto escrito é distinta do texto oral. Nas aulas, o momento de escrita (paráfrase, crônica, parágrafo, entre outros) será precedido pela leitura e discussão de textos de distintos tipos e gêneros textuais a fim de que o aluno desenvolva a prática de compreensão ao identificar particularidades e inferências importantes de cada um deles, como tema, relações intertextuais, argumentos e contexto, além de atribuir sentido ao que lê de forma crítica e clara.
Neste 2017/2, serão priorizados textos que tratam sobre a Instituição, CEULP/ULBRA, que completa 25 anos no Tocantins. Além disso, temas relacionados a direitos humanos serão enfocados. Já o livro Quarenta dias permite contato com particularidades de texto literário e do gênero romance; a discussão dessa obra focará intolerância e invisibilidade dos marginalizados.
As aulas presenciais serão realizadas a partir de exposições dialogadas e de técnicas diversas tais como peritos e interrogadores, GV-GO, Phillips 66, discussão circular, batata quente e seminário a fim de que o grupo possa socializar e relacionar repertórios e experiências pessoais com novos conteúdos. Relevante, também, será a resolução e correção de exercícios para a prática da compreensão e produção/refacção textuais com a orientação da docente. Quanto às variantes linguísticas, além de identificá-las, o aluno será estimulado a utilizar a variante culta de maneira adequada em situações formais.
Nesta proposta metodológica, serão utilizados recursos materiais como: quadro, datashow, cd, dvd, livros, textos impressos e digitais, projeções e som. O estudante tem oportunidade de participar do Palco 2017: projeto interdisciplinar que integra as disciplinas institucionais Comunicação e Expressão, Sociedade e Contemporaneidade e Cultura Religiosa. E as web atividades da disciplina serão disponibilizadas no Conecta, plataforma da instituição, a fim de que os alunos reforcem o estudo com exercícios de leitura e compreensão textual.

Avaliação

A avaliação diagnóstica, formativa e somatória, conforme preconiza os princípios pedagógicos da instituição, ocorre de forma contínua durante o semestre por meio da prática de atividades de compreensão e produção de textos orais e escritos, como também de participação, interesse, responsabilidade e pontualidade do estudante. Além de duas provas, G1 e G2, de acordo com o calendário acadêmico.
Ao apresentar trabalhos individuais e em grupos, orais e/ou por escrito, o aluno deve demonstrar conhecimento, coerência e consciência crítica sobre o conteúdo abordado. A produção escrita que não for inédita e pessoal será desconsiderada.
E aparelho celular pode ser utilizado, durante a aula, exclusivamente para consulta a (ou produção de) material específico da disciplina.

Obs.: 1) Textos e referências bibliográficas são disponibilizados no Conecta e nas principais fotocopiadoras do campus.
2) Os acadêmicos que sentirem dificuldades quanto à compreensão e escrita de textos devem frequentar o Laboratório de produção textual, na sala 409, Prédio 4.

NOTAS DA AVALIAÇÃO SOMATÓRIA

G1
1) Elaboração escrita de crônica: valor - 0,5
2) Elaboração escrita de paráfrase: valor - 1,5
3) Elaboração oral de respostas (sobre qualidades textuais): valor - 0,5
4) Elaboração de textos de distintos gêneros (sobre os 25 anos do Ceulp): valor – 1,5
5) *Prova de acordo com o calendário acadêmico: valor - 6,0

G2
1) Elaboração de paráfrase: valor - 1,0
2) Elaboração de parágrafo padrão: valor - 0,5
3) Romance Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende:
3.1 apresentação em grupo/debate a partir de roteiro proposto: valor - 0,5
3.2 registro da leitura em cordel, entrevista, rap, paródia, teatro, programa de rádio, poema (outros), apresentação oral em sala: valor - 1,5
4) Participação em atividades orais e escritas em sala de aula: valor - 0,5
5) *Prova de acordo com o calendário acadêmico: valor - 6,0

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ORAL

Aspectos que serão avaliados desde o primeiro ao último dia:
1. informações precisas do texto proposto;
2. ideias claras, coerentes e com senso crítico;
3. volume e entonação de voz adequados, além de entusiasmo ao falar;
4. sinalização com a mão antes de falar;
5. respeito às ideias dos colegas;
6. uso da norma culta da língua de acordo com a oralidade.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESCRITA

Os textos escritos serão avaliados a partir dos critérios expostos a seguir.

1. Quanto à estrutura, o texto: (valor: 30%)
1.1 Apresenta características do tipo e gênero textuais solicitados, de forma que é possível identificá-los?
1.2 Apresenta as ideias centrais (tese e argumentos) quando o texto é argumentativo?
1.3 Apresenta título criativo?

2. Quanto aos aspectos de coesão, coerência, clareza e criticidade, o texto: (valor: 30%)
3.3 Apresenta uso adequado de anafóricos, de elementos coesivos e de articuladores?
3.4 Apresenta as informações necessárias no texto produzido?
3.5 Apresenta o assunto de maneira original, clara, crítica, criativa e progressiva?

3. Quanto a aspectos gramaticais, o texto: (valor: 25%)

3.1 Está adequado quanto à ortografia?
3.2 Está adequado quanto à acentuação gráfica?
3.3 Está adequado quanto à concordância?
3.4 Está adequado quanto à pontuação?
3.5 Está adequado quanto à sintaxe?
3.6 Está adequado quanto ao uso de letras minúsculas e maiúsculas?

4. Quanto a aspectos estéticos, o texto: (valor: 15%)
4.1 Apresenta letra legível (quando manuscrito)?

Bibliografia

Básica

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
SERAFINI, Maria T. Como escrever textos. 11. ed. São Paulo: Globo, 2001.

Complementar

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto: para estudantes universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 11. ed. São Paulo: Ática, 1995.
SACCONI, Luiz Antônio. Nossa gramática: teoria e prática. 25. ed. São Paulo: Atual Editora, 1999.

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