Turma 7046 - Sociedade e Contemporaneidade - 2017/2

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 4

Professor(es): Rodrigo Barbosa e Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/2

Ementa

Estudo dos fundamentos teóricos e conceituais das Ciências Sociais. Fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas. Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental.

Competências

• Compreender as concepções de sociedade em sua muldimensionalidade: dimensão humana, técnica e político-social.
• Identificar as concepções, os discursos político-ideológicos subjacentes às concepções científicas contemporâneas e sua influência na formação social.

Habilidades

• Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social com os aportes dos conhecimentos da sociedade.
• Compreensão das dimensões investigativa e interpretativa como princípios formativos e condição central da formação profissional, e da relação teoria e realidade.

Programa

PRIMEIRA ETAPA
Eixos:
Sociedade e contemporaneidade
Sociedade do século XXI: o sujeito contemporâneo
Temáticas:
Universidade
Tecnologia
Identidade
Liquidez
Comunidade

SEGUNDA ETAPA
Eicos:
Sociedade brasileira e o comportamento desviante
Sociedade em transformação: a pós-modernidade
Temáticas:
Liberdade e Segurança
Desigualdade Social
Violência
Direitos Humanos
CEULP/ULBRA

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas no formato de aula expositiva dialogada com uso de dispositivos visuais. Recursos audiovisuais serão inseridos ao longo das aulas para mediar os processos de aprendizagem significativa aos acadêmicos. Adicionalmente e, sempre que disponível para o referido conteúdo, se utilizarão diversas outras estratégias/procedimentos de ensino que permitam ao(s) acadêmico(s) vivenciar a metodologia do trabalho científico e da pesquisa em ação, tais como:
estudos de textos científicos;
estudos de caso;
mapas conceituais;
estudos dirigidos;
pesquisas em bases de dados;
situações-problema;
As aulas serão complementadas com vídeos e/ou outros recursos audiovisuais. Haverá também painel e debate/seminário em cada etapa de estudo (G1 e G2).
A proposta é desenvolver junto ao(s) acadêmico(s) a noção do “construir juntos”, reforçando competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento de reflexões sociais críticas e inovadoras, contribuindo assim para a comunidade.
Todos os materiais utilizadas a cada encontro serão disponibilizados na aba Materiais Didáticos do ambiente virtual de aprendizagem Conecta.
Vale destacar também as duas web atividades que servirão como complemento de estudos, tendo em vista a produção de reflexões críticas a respeito dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem do(s) acadêmico(s) terá um caráter contínuo por meio da produção e sistematização dos conteúdos desenvolvidos. Espera-se que o(a) acadêmico(a) demonstre a compreensão dos principais temas, problemas e sistemas sociais. Essa compreensão será avaliada pela capacidade do(a) acadêmico(a) enfrentar com sucesso desafios/dificuldades existentes nas situações-problema desenvolvidas em sala de aula e nas atividades propostas, demonstrando reflexão e pensamento inovador, crítico e independente.
Durante o semestre letivo, a avaliação da aprendizagem discente será efetivada levando-se em conta os seguintes aspectos: participação qualitativa/contributiva nas aulas; clareza e objetividade das exposições orais e escritas, demonstrando a capacidade científica de formular e propor soluções que promovam a relação crítica ciência-cidadania; entrega de atividades nas datas definidas, frequência de no mínimo 75% às aulas.
Adicionalmente, a disciplina possui técnicas e instrumentos de avaliação que serão utilizados em sala de aula para reforçar a avaliação do aprendizado: observação, auto-avaliação, aplicação de provas G1 e G2 (escrita, dissertativa, objetiva). Nesse sentido, a qualidade da argumentação, da percepção e da crítica no exame de dados e situações, a capacidade de articular teoria e prática, bem como a logicidade, a clareza e a coerência, serão elementos ao qual se pode atribuir à distinção acadêmica.
Detalhadamente, a composição das notas de G1 e G2 versará sob os seguintes itens:
Prova: 6.0 (seis pontos)
Atividades: 4.0 (quatro pontos), a saber: fichamentos das temáticas estudas ao término dos encontros presenciais, exercícios em sala de aula, pesquisas solicitadas em sala de aula para a entrega na(s) aula(s) seguinte(s), atividades e fóruns no Conecta, apresentações e debates (seminários) em grupo nos encontros presenciais.

Bibliografia

Básica

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna. Introdução às teorias do contemporâneo.São Paulo: Loyola, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

Complementar

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política – A filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000.
TESKE, Ottmar. Sociologia – Textos e contextos. Canoas: Editora Ulbra, 2005.

Material Digital

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