Turma 7108 - Estudos em Fisiologia Humana - 2017/2

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Fernando Borges Araújo, Heitor Abreu de Oliveira Dantas

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2017/2

Ementa

Estudo integrado do funcionamento dos principais sistemas do corpo humano através da abordagem fisiológica, biofísica, bioquímica e molecular.

Competências

O estudante da disciplina Estudos em Fisiologia Humana deve ser capaz de desenvolver saberes que façam um elo entre as ciências básicas e a área da saúde. Integrando o conhecimento adquirido dos diversos sistemas compostos por células, tecidos e órgãos, para compreender de que forma o organismo humano mantém a homeostasia.

Habilidades

O estudante da disciplina Estudos em Fisiologia Humana deve adquirir o conhecimento de processos bioquímicos e biofísicos celulares, nos diferentes sistemas, para entender como esses processos são responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida. O saber pesquisar deverá ser desenvolvido junto com esse conhecimento, de forma que o graduando possa aplicá-lo na prática diária na área da saúde.

Programa

INTRODUÇÃO: - Organização celular e introdução à energética (ATP). - Ligações químicas. - Propriedades físico-químicas da água e escala de pH. - Membranas excitáveis e comportamento elétrico passivo da membrana. - Transporte de membrana. - Potenciais de membrana. - Sinalização celular. - Estrutura e síntese de proteínas. - Potencial de ação. SISTEMA MUSCULAR - Junção neuromuscular e síntese de acetilcolina. - Proteínas contráteis e contração muscular esquelética. - Músculo liso, relações estruturais e contração muscular lisa. - Músculo cardíaco e contração cardíaca. SISTEMA NERVOSO - Divisão macroscópica do sistema nervoso central e células da glia. - Organização das vias sensoriais e fibras motoras. - Mecanismo de dor. - Síntese de neurotransmissores (histamina, dopamina, noradrenalina, serotonina e GABA). - Sistema Nervoso Autônomo e receptores de membrana (adrenérgicos e colinérgicos). SISTEMAS CARDIOVASCULAR E LINFÁTICO - Condução elétrica do coração e eletrocardiograma. - Fases do ciclo cardíaco. - Débito cardíaco, resistência periférica e retorno venoso. - Mecanismo de controle da pressão arterial através do reflexo baroceptor. - Mecanismo de controle da pressão arterial através do sistema renina-angiotensina-aldosterona. - Constituintes do sangue, células sanguíneas, órgãos linfóides e linfa. - Conceitos biofísicos sobre circulação sanguínea. - Teorias vasoconstritoras e vasodilatadoras. - Choque anafilático / hipovolêmico / cardiogênico. - Edema periférico e congestão pulmonar. - Hemostasia. SISTEMA RESPIRATÓRIO - Estrutura e função da hemoglobina. - Transporte de oxigênio e gás carbônico. - Leis gasosas. - Anidrase carbônica e tamponamento do plasma. - Mecânica da respiração. - Surfactante e tensão superficial do líquido alveolar. - Resistência das vias aéreas. - Controle neural da respiração. - Quimioceptores centrais e periféricos. - Complacência pulmonar e capacidades pulmonares. SISTEMA RENAL - Introdução ao sistema renal e estruturas dos rins. - Líquidos corporais e edema. - Estrutura do néfron e o processo de filtração glomerular. - Fluxo sanguíneo renal. - Reabsorção, secreção e excreção do filtrado glomerular e a formação da urina. - Clearance renal. - Reflexo de micção. - Equilíbrio químico, ácidos fracos e suas bases conjugadas, solução tampão. - Tampão fisiológico. - Regulação renal dos íons para o controle do volume sanguíneo e o papel dos rins para o controle da pressão arterial a longo prazo. SISTEMA ENDÓCRINO - Introdução ao sistema endócrino. - Hormônios hipotalâmicos e hipofisários. - Sistema Porta Hipotalâmico-hipofisário. - Síntese e função dos hormônios tireoidianos e hormônio da paratireóide. - Síntese e função do calcitriol. - Hormônios adrenocorticóides e mineralocorticóides. - Hormônios pancreáticos (insulina e glucagon). - Mecanismos gerais de controle hormonal por feedback. - Hormônios esteroidais reprodutivos. SISTEMA DIGESTÓRIO - Absorção e reabsorção a longo prazo do trato gastrintestinal. - Sistema nervoso entérico. - Reflexo de defecação. - Hormônios gastrintestinais. - Metabolismo dos carboidratos. - Metabolismo das proteínas. - Metabolismo dos lipídeos.

Metodologia

A metodologia de trabalho será baseada em aulas expositivas com a utilização de técnicas de psicodrama, associadas às aulas práticas e atividades de fixação de conteúdo. Leitura e estudo de textos, de maneira individual e/ou em grupo, para um amplo aproveitamento dos temas propostos. Essa metodologia visa a uma maior interação dos alunos com o conteúdo a ser desenvolvido durante a aula, levando-os a aumentar suas habilidades de leitura e interpretação, com consequente argumentação. Sempre que um determinado assunto for abordado dentro de sala, o professor fará algumas perguntas, oralmente ou por escrito, que servirão como incentivo para a melhor compreensão, podendo ou não valer nota. Fica sob responsabilidade dos discentes a busca por materiais complementares, teóricos e práticos, a fim de ampliar seus conhecimentos e instigar a capacidade de argumentação e memorização. Em dois momentos do semestre, com datas já pré-estabelecidas no calendário acadêmico, os discentes farão as chamadas Web Atividades, acerca de assuntos inerentes à disciplina, ou como extensão desses assuntos para a pesquisa bibliográfica, valendo apenas presença. Essa tarefa poderá ou não ser validada pelo docente responsável, levando em consideração as respostas dadas. Como a disciplina é de 8 créditos, cada atividade realizada constará de 4 assinaturas no diário. Materiais utilizados: recursos áudio-visuais (projetor de multimídia e TV); utilização do quadro branco.

Avaliação

A avaliação será realizada continuamente durante todo o semestre através dos roteiros de estudo. Essas atividades terão como objetivo o aprendizado do graduando e a avaliação desse aprendizado ao longo da disciplina. Dessa forma, visamos diagnosticar as dificuldades de aprendizado do educando e aplicar as intervenções necessárias para que sejam sanadas ao longo do semestre. As atividades desenvolvidas em sala poderão ou não valer ponto. Na avaliação de grau 1 também será aplicada uma prova discursiva, sobre todas as temáticas estudadas, com um tempo de duração de três horas e valor de até 10,0 pontos (10,0 pts Prof. Heitor e 10,0 pts Prof. Fernando). Na avaliação de G2, será aplicada uma prova discursiva, sobre todos os assuntos abordados, com duração de 3 horas e valor de até 10,0 pontos (10,0 pts Prof. Heitor e 10,0 pts Prof. Fernando). O objetivo das provas discursivas é verificar a forma como o graduando apresenta o conhecimento adquirido, através das abordagens temáticas, na forma escrita, sendo que este conhecimento deve ser apresentado de forma clara, sistematizada e sem erros conceituais.

Bibliografia

Básica

Champe, P.C. Bioquímica Ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Constanzo, L.S. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
Ganong, Willian F. Fisiologia Médica. 17.ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1998.
Guyton, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002
Marzzoco, Anita. Bioquímica Básica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

Complementar

Aires, M.M. Fisiologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
Dose, Klaus. Bioquímica. São Paulo: EPU, 1982.
Guyton, A.C., Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.
Mcelroy, W.D.. Fisiologia e bioquímica da célula. São Paulo: E. Blücher. 1988.
Stryer, Lubert. Bioquímica. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.
Voet, D; Voet, J.G.; Pratt, C.W. Fundamentos de Bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Material Digital

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