Turma 8001 - Cultura Religiosa - 2017/2

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 1

Professor(es): Renato Hannisch

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2017/2

Ementa

O fenômeno religioso e suas implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais. O Cristianismo. O cenário religioso brasileiro. Religião e interdisciplinaridade. Valores e direitos humanos, sociais, éticos e espirituais. Ética cristã. Visão cristã de ser humano e de mundo.

Competências

Levar os acadêmicos a analisar, através de crítica reflexiva, a história e o pensamento religioso e cristão bem como sua prática, desenvolvendo, desta forma, os seus conhecimentos, valores e  atitudes.

Habilidades

Reconhecer o fenômeno religioso como uma dimensão antropológica, constituinte das civilizações;
Identificar elementos da religiosidade nas diferentes representações da cultura humana;
Analisar a influência e relação do fenômeno religioso com as outras áreas do conhecimento científico;
Conhecer as principais formas religiosas e as principais religiões do mundo ocidental e oriental;
Refletir sobre os diversos fenômenos religiosos existentes no mundo e no Brasil;
Reconhecer os principais fatos da história das religiões, bem como suas consequências;
Perceber a influência das religiões na sociedade, tanto no passado quanto na atualidade;
Identificar a importância do Cristianismo na cosmovisão ocidental, bem como suas contribuições para a sociedade;
Analisar a importância dos valores éticos, morais e espirituais na formação integral do ser humano;
Refletir sobre questões de ética aplicada à vida do ser humano;
Reconhecer os valores humanos e cristãos como  propostas de efetivação de uma sociedade mais ética e justa.

Programa

MÓDULO 1: O FENÔMENO RELIGIOSO
1.1 Religião e cultura: sociodiversidade, multiculturalismo, 
tolerância, direitos humanos e inclusão.
  1.2 Religião e suas interfaces com as diferentes ciências.
  1.3 Religião como experiência pessoal e universal:
        espiritualidade e fé.
  1.4 Conceitos, características, críticas e finalidades da
        religião; Classificação das Religiões.
  1.5 Religiões modernas (Teoria dos Astronautas Antigos;
        Cientologia; Wicca).

            MÓDULO 2: AS GRANDES RELIGIÕES NO MUNDO
  2.1 A divisão das religiões: Hinduísmo, Judaísmo,     
        Islamismo, Xintoísmo, Budismo, Confucionismo, 
        Taoísmo, Espiritismo, Cultos Afro-Brasileiros e conceitos
        religiosos indígenas.
  2.2 Os temas principais nas religiões: Deus, Homem, 
        Transcendência, Sociedade e Mundo.
  2.3 O fundamentalismo religioso: terrorismo, violência, 
        questões de gênero, exclusão e minorias.
  2.4 As contribuições destas religiões para nossa cultura 
        brasileira, em especial as religiões afro-brasileiras;

            MÓDULO 3: O CRISTIANISMO: ORIGEM E EXPANSÃO
  3.1 A Bíblia.
  3.2 Vida e obra de Jesus Cristo.
  3.3 Principais ensinos/doutrinas do Cristianismo.
  3.4 A difusão do Cristianismo: da Igreja Primitiva ao Cisma de 1054.
  3.5 As Cruzadas.

          MÓDULO 4:  REFORMA PROTESTANTE
  4.1 A Reforma de 1517: causas e consequências.
  4.2 Igrejas reformadas e outras denominações.
  4.3 Igreja Luterana e Educação (IELB e ULBRA).
  4.4 A Contrarreforma Católica.

          MÓDULO 5: O ESTUDO DA ÉTICA
    5.1 Axiologia: o mundo dos valores.
    5.2 Definição e caracterização da ética e da moral.
    5.3 Ética filosófica, social, religiosa e profissional.
    5.4 Ética cristã.
    5.5 Temas em ética aplicada: ecologia, bioética, relações 
          familiares, sexualidade e política.

Metodologia

Metodologia de ensino da disciplina compreende aulas com problematização dos temas propostos, debates, visitas a instituições religiosas, participação no Seminário dos 500 anos da Reforma e trabalhos apresentados pelos alunos de escrita. Para viabilizar a metodologia, utilizam-se recursos audiovisuais de apoio (slides). As aulas transcorrem de maneira interativa com os alunos, onde professor e aluno são agentes ativos do processo ensino-aprendizagem.
Faz parte da metodologia da disciplina o “Projeto Palco”, que é um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Comunicação e Expressão, Sociedade e Contemporaneidade e Cultura Religiosa.

Avaliação

A avaliação é compreendida como um processo onde o aluno é acompanhado ao longo do semestre letivo, com atividades que serão matematicamente valorizadas e incorporadas aos graus avaliativos propostos pela Universidade. Esse processo avaliativo tem uma função de diagnóstico, discente e docente, de como se procede, aula por aula, a interação e comunicação acadêmica, para, ao final, o instrumento de avaliação alcançar os objetivos inicialmente propostos.
G1: Pesquisa sobre grandes religiões – Valor = 1,5
      Entrevista com o representante de uma Denominação Cristã que possui relação com o movimento da Reforma Protestante – Valor = 1,0
     Trabalho sobre a relação do "Homem e o Sagrado" – Valor = 1,5
      Prova escrita, sem consulta, com questões objetivas e subjetivas – Valor = 6,0.
      Total da G1 = 10,0. Peso: 01
G2: Relatório do Seminário dos 500 anos da Reforma – Valor = 1,5
      Trabalho de pesquisa sobre um livro bíblico – Valor = 1,5
Trabalho sobre temas ético-religiosos: 1,0
      Prova escrita, cumulativa, sem consulta, com questões objetivas e subjetivas – Valor = 6,0 (18 de novembro, manhã/tarde, miniauditório 543)
      Total da G2 = 10,0. Peso: 02

O grau final do semestre resulta da média ponderada entre os G1, com peso 01, e G2, com peso 02.
Média mínima para aprovação: 6,0, com frequência mínima de 75% às aulas.

Prova Substitutiva: Substituição de um dos Graus com seu peso correspondente. Continua a média mínima ponderada para aprovação: 6,0. Esta avaliação engloba todo o conteúdo da disciplina e é composta de questões objetivas e subjetivas, tendo como valor máximo a nota 10,0. (02 de dezembro, manhã)


OBS. 1- Em todo processo avaliativo a expressão oral e a escrita ortográfica correta serão consideradas como relevantes;
OBS. 2- Qualquer trabalho escrito que apresente indícios de cópia direta, sem referencial bibliográfico, receberá a nota ZERO.

Bibliografia

Básica

FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.
KUCHENBECKER, Walter (org.) O Homem e o Sagrado. 8.ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2004.
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

Complementar

FORELL, George W. Fé ativa no amor. Porto Alegre: Concórdia Editora. Tradução de Geraldo Korndörfer, 1985.
ALVES, Rubem. O que é Religião? São Paulo. Edições Loyola, 2000.
WARTH, Martim Carlos. Fé Existencial num Mundo Secular. Canoas. Ed. ULBRA/Concórdia, 2003.
VÁRIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB, 2009.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: editora da ULBRA, 2002.

Material Digital

www.ielb.org.br
www.teo.puc-rio.br/cre.html
www.ebah.com.br/content/.../cultura-religiosa
www.ulbra.br/teologia
http://ulbra-to.br/reforma-luterana

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