Turma 7029 - Instrumentalização Científica - 2018/2

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 3

Professor(es): Cássia Regina de Lima, Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/2

Ementa

Estrutura básica do conhecimento humano. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Etapas de projeto de pesquisa.

Competências

Refletir sobre a pesquisa científica e as possibilidades da construção de novos saberes identificando as fontes de pesquisa e ponderando sobre sua confiabilidade e formas de utilização apropriadas dessas fontes;

Produzir trabalhos científicos, utilizando os conhecimentos e saberes aprendidos na disciplina, relacionando-se de forma ética com os grupos, respeitando as diferenças individuais e as necessidades coletivas.

Habilidades

Desenvolver o senso crítico a cerca dos novos conhecimentos e da relação com os conhecimentos pré-existentes, com precisão e objetividade, articulando-os e possibilitando a construção de outros saberes a partir desta articulação;

Compreender e aplicar os diversos métodos e técnicas da pesquisa científica;

Identificar as fontes de pesquisa e utilizá-las, conforme o trabalho a ser desenvolvido;

Compreender e utilizar técnicas de estudo e organização dos conceitos para a facilitação da construção de novos conhecimentos e para a comunicação eficiente dos mesmos;

Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Programa

1 METODOLOGIA CIENTIFICA: DEFINIÇÕES E IMPLICAÇÕES.
1.1 - A importância, os objetivos e conceituação da metodologia científica.
1.2 – O conhecimento científico e os demais tipos de conhecimento.
1.3 – Os métodos científicos e as técnicas de pesquisa.

2 – IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
2.1 – O que é pesquisa? Mitos e preconceitos sobre a pesquisa.
2.2 – Pesquisa quantitativa e qualitativa.
2.3 – Fases da elaboração da pesquisa.
2.4 - Escolha e delimitação do tema, formulação do problema, das hipóteses e das variáveis.

3 – TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
3.1 – Indicativos gerais de formatação de trabalhos.
3.2 - Técnicas para apresentação de trabalhos científicos segundo as normas da ABNT
3.3 – Os diversos tipos de trabalho científico
3.3.1 – Artigo científico
3.3.2 – Monografia
3.3.3 – Resenha

4 – CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E SUAS FASES:
4.1 – Escolhendo o tema da Pesquisa,
4.2 – Levantamento e Revisão de Literatura,
4.3 – Definição do Problema,
4.4 – Justificativa,
4.5 – Objetivos,
4.6 – Metodologia,
4.7 – Cronograma,
4.8 – Referências.

OBS: A ordem de apresentação dos conteúdos exposta aqui não reflete a sequência dos mesmos ao longo do semestre.

Metodologia

Procurar-se-á desenvolver uma metodologia que propicie o diálogo e a interação em sala de aula, utilizando técnicas e recursos diversificados, tais como:

- Aulas expositivas e dialógicas
- Estudos dirigidos sócio-individualizados
- Trabalhos individuais e/ou em grupos
- Leitura de textos, artigos e monografias.
- Filme
- Dinâmicas de grupo
- Análise e discussão de textos

Avaliação

Na disciplina o sistema de avaliação será realizado em duas etapas, por meio de aplicação de prova e trabalhos. Os critérios de avaliações terão os seguintes pesos nas duas avaliações:
Composição da G1:
Prova = 7,0
Trabalhos = 3,0 (resenha critica do Livro "JUSTIÇA: o que é fazer a coisa certa", DE MICHAEL SANDEL. (apenas do capítulo 1 - Fazendo a coisa certa e do capítulo 2 - O princípio da máxima felicidade / O utilitarismo))
Total = 10,0

Composição da G2:
Projeto de Pesquisa - 6,0 pontos
Trabalhos - 2,0 pontos (Resumo do capítulo 5 - O que importa é o motivo/ Immanuel Kant)
Apresentação do Projeto de Pesquisa - 2,0 pontos.

Prova substitutiva = 10,0

Bibliografia

Básica

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD.

Complementar

CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

Material Digital

SILVA, E. L. & MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p. Disponível em: < http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/content/view/full/10232>. Acesso em: 12 Jul. 2014.

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