Turma 7058 - Fisiologia Humana - 2019/2

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Luís Fernando Castagnino Sesti

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2019/2

Ementa

Estudo integrado do funcionamento dos principais sistemas do corpo humano através da abordagem fisiológica

Competências

O estudante da disciplina Fisiologia Humana deve ser capaz de desenvolver saberes que façam um elo entre as ciências básicas e a área da saúde. Integrando o conhecimento adquirido dos diversos sistemas compostos por células, tecidos e órgãos, para compreender de que forma o organismo humano mantém a homeostasia.

Habilidades

Adquirir o conhecimento de processos bioquímicos e biofísicos celulares, nos diferentes sistemas, para entender como esses processos são responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida. O saber pesquisar deverá ser desenvolvido junto com esse conhecimento, de forma que o graduando possa aplicá-lo na prática diária na área da saúde.

Programa

1. Introdução à fisiologia
2. Fisiologia celular;
3. O ser vivo e o meio interno; sistemas controlados;
4. Transporte de substâncias através das membranas excitáveis;
5. Compartimentos e líquidos corporais, difusão, osmose e tônus celular;
6. Fisiologia do sistema sanguíneo;
7. Fisiologia do sistema muscular;
8. Fisiologia do sistema cardiovascular;
9. Fisiologia do sistema respiratório;
10. Fisiologia do sistema nervoso;
11. Fisiologia do sistema digestório;
12. Fisiologia do sistema renal;
13. Fisiologia do sistema endócrino;

Metodologia

A metodologia de trabalho será baseada em aulas expositivas com a utilização de técnicas de psicodrama, associadas às aulas práticas e atividades de fixação de conteúdo. Leitura e estudo de textos, de maneira individual e/ou em grupo, para um amplo aproveitamento dos temas propostos. Essa metodologia visa a uma maior interação dos alunos com o conteúdo a ser desenvolvido durante a aula, levando-os a aumentar suas habilidades de leitura e interpretação, com consequente argumentação. Sempre que um determinado assunto for abordado dentro de sala, o professor fará algumas perguntas, oralmente ou por escrito, que servirão como incentivo para a melhor compreensão, podendo ou não valer nota. Fica sob responsabilidade dos discentes a busca por materiais complementares, teóricos e práticos, a fim de ampliar seus conhecimentos e instigar a capacidade de argumentação e memorização. Em dois momentos do semestre, com datas já pré-estabelecidas no calendário acadêmico, os discentes farão as chamadas Web Atividades, acerca de assuntos inerentes à disciplina, ou como extensão desses assuntos para a pesquisa bibliográfica, valendo apenas presença. Essa tarefa poderá ou não ser validada pelo docente responsável, levando em consideração as respostas dadas. Materiais utilizados: recursos áudio-visuais (projetor de multimídia e TV); utilização do quadro branco; Aplicativo Kahoot para dinâmicas de perguntas e respontas; Google Drive para disponibilização do conteúdo de aula e atividades de aula.

Avaliação

Para registro acadêmico os discentes obterão pontuações por atividades presenciais através de dois graus G1 e G2.
> G1 (Conteúdo ministrado no primeiro bimestre)  e G2 (Conteúdo ministrado nos dois bimestres - acumulativo).
Prova teórica (PT) no valor de 6,0.
+ Atividades :
3 Mini-Testes (1º no valor de 1,0 ponto, 2º e 3º no valor de 1,5 pontos).
Exercícios em sala e outras atividades poderão somar como bonificação extra na nota.

Caso o discente perca alguma das avaliações ou não obtenha a média maior ou igual a 6,0 poderá realizar uma prova (teórica) no valor de 10,0 pontos para substituir o grau em questão contemplando todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre. A freqüência superior a 75% nas aulas será um pré-requisito para a aprovação do discente. Obs: Datas de provas definidas conforme calendário acadêmico 2019.

Bibliografia

Básica

Constanzo, L.S. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
Ganong, Willian F. Fisiologia Médica. 17.ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1998.
Guyton, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002
Mourão Júnior, C.A.; Abramov, D.M. Fisiologia essencial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
Aires, M.M. Fisiologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
Mcelroy, W.D.. Fisiologia e bioquímica da célula. São Paulo: E. Blücher. 1988.

Complementar

Dose, Klaus. Bioquímica. São Paulo: EPU, 1982.
Marzzoco, Anita. Bioquímica Básica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
Guyton, A.C., Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.
Stryer, Lubert. Bioquímica. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.
Voet, D; Voet, J.G.; Pratt, C.W. Fundamentos de Bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Champe, P.C. Bioquímica Ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Material Digital

Canais de Youtube com conteúdo de apoio:
- CrashCourse (Anatomy & Physiology) -  Apresentações animadas na língua inglesa com legenda em português (link: https://www.youtube.com/playlist?list=PL8dPuuaLjXtOAKed_MxxWBNaPno5h3Zs8)
- Medicina Resumida - Diversos vídeos com conteúdo complementar sobre fisiologia (link: https://www.youtube.com/user/medicinaresumida/playlists)
- Anatomia Fácil com Rogério Gozzi (link: https://www.youtube.com/user/rogeriogpedro/featured)
- Khan Academy em Português (link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLE4D8FA03F661A5D0)

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