Turma 8002 - Cultura Religiosa - 2020/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 1

Professor(es): Ilson Müller

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2020/1

Ementa

O fenômeno religioso e suas implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais. O Cristianismo. O cenário religioso brasileiro. Religião e interdisciplinaridade. Valores e direitos humanos, sociais, éticos e espirituais. Ética cristã. Visão cristã de ser humano e de mundo.

Competências

Levar os acadêmicos a analisar, através de crítica reflexiva, a história e o pensamento religioso e cristão bem como sua prática, desenvolvendo, desta forma, os seus conhecimentos, valores e atitudes.

Habilidades

 Reconhecer o fenômeno religioso como uma dimensão antropológica, constituinte das civilizações;
 Identificar elementos da religiosidade nas diferentes representações da cultura humana;
 Analisar a influência e relação do fenômeno religioso com as outras áreas do conhecimento científico;
 Conhecer as principais formas religiosas e as principais religiões do mundo ocidental e oriental;
 Refletir sobre os diversos fenômenos religiosos existentes no mundo e no Brasil;
 Reconhecer os principais fatos da história das religiões, bem como suas consequências;
 Perceber a influência das religiões na sociedade, tanto no passado quanto na atualidade;
 Identificar a importância do Cristianismo na cosmovisão ocidental, bem como suas contribuições para a sociedade;
 Analisar a importância dos valores éticos, morais e espirituais na formação integral do ser humano;
 Refletir sobre questões de ética aplicada à vida do ser humano;
 Reconhecer os valores humanos e cristãos como propostas de efetivação de uma sociedade mais ética e justa.

Programa

MÓDULO 1: O FENÔMENO RELIGIOSO
1.1 Religião e cultura: sociodiversidade, multiculturalismo,
tolerância, direitos humanos e inclusão.
1.2 Religião e suas interfaces com as diferentes ciências.
1.3 Religião como experiência pessoal e universal:
espiritualidade e fé.
1.4 Conceitos, características, críticas e finalidades da
religião; Classificação das Religiões.
1.5 Religiões modernas (Teoria dos Astronautas Antigos;
Cientologia; Wicca).


MÓDULO 2: AS GRANDES RELIGIÕES NO MUNDO
2.1 A divisão das religiões: Hinduísmo, Judaísmo,
Islamismo, Xintoísmo, Budismo, Confucionismo,
Taoísmo, Espiritismo, Cultos Afro-Brasileiros e conceitos
religiosos indígenas.
2.2 Os temas principais nas religiões: Deus, Homem,
Transcendência, Sociedade e Mundo.
2.3 O fundamentalismo religioso: terrorismo, violência,
questões de gênero, exclusão e minorias.
2.4 As contribuições destas religiões para nossa cultura
brasileira, em especial as religiões afro-brasileiras;

MÓDULO 3: O CRISTIANISMO: ORIGEM E EXPANSÃO
3.1 A Bíblia.
3.2 Vida e obra de Jesus Cristo.
3.3 Principais ensinos/doutrinas do Cristianismo.
3.4 A difusão do Cristianismo: da Igreja Primitiva ao Cisma de 1054.
3.5 As Cruzadas.

MÓDULO 4: REFORMA PROTESTANTE
4.1 A Reforma de 1517: causas e consequências.
4.2 Igrejas reformadas e outras denominações.
4.3 Igreja Luterana e Educação (IELB e ULBRA).
4.4 A Contrarreforma Católica.

MÓDULO 5: O ESTUDO DA ÉTICA
5.1 Axiologia: o mundo dos valores.
5.2 Definição e caracterização da ética e da moral.
5.3 Ética filosófica, social, religiosa e profissional.
5.4 Ética cristã.
5.5 Temas em ética aplicada: ecologia, bioética, relações
familiares, sexualidade e política.

Metodologia

A Metodologia de ensino da disciplina compreende aulas através da plataforma AULA, em formato EaD, no Autoatemdimento do site da instituição. As aulas transcorrem de maneira interativa com os alunos, onde professor e aluno são agentes ativos do processo ensino-aprendizagem.

Avaliação

A avaliação é compreendida como um processo onde o aluno é acompanhado ao longo do semestre letivo, com atividades que serão matematicamente valorizadas e incorporadas aos graus avaliativos propostos pela Universidade. Esse processo avaliativo tem uma função de diagnóstico, discente e docente, de como se procede, aula por aula, a interação e comunicação acadêmica, para, ao final, o instrumento de avaliação alcançar os objetivos inicialmente propostos.
G1: Pesquisa de duas das grandes religiões – Valor = 1,5
Visita a uma Instituição Religiosa – Valor = 1,5
Análise do texto “A Busca do Sagrado” – Valor = 1,0
Prova escrita, na plataforma EaD, com questões objetivas e subjetivas – Valor = 6,0.
Total da G1 = 10,0. Peso: 01

G2: Análise de Textos Bíblicos – Valor = 1,5
Trabalho sobre Ética – Valor = 1,5
Prova escrita, presencial no miniauditório 543, cumulativa, sem consulta, com questões
objetivas – Valor = 7,0.
Total da G2 = 10,0. Peso: 02

O grau final do semestre resulta da média ponderada entre os G1, com peso 01, e G2, com peso 02.
Média mínima para aprovação: 6,0.

Prova Substitutiva: Substituição de um dos Graus com seu peso correspondente. Continua a média mínima ponderada para aprovação: 6,0. Esta avaliação engloba todo o conteúdo da disciplina e é composta de questões objetivas e subjetivas, tendo como valor máximo a nota 10,0.


OBS. 1- Em todo processo avaliativo a expressão oral e a escrita ortográfica correta serão consideradas como relevantes;
OBS. 2- Qualquer trabalho escrito que apresente indícios de cópia direta, sem referencial bibliográfico, receberá a nota ZERO.

Bibliografia

Básica

FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.
KUCHENBECKER, Walter (org.) O Homem e o Sagrado. 8.ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2004.
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
AZEVEDO, A. C. do A. Dicionário histórico das religiões. Coautoria e
edição de Paulo Geiger. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012.
E-book. Disponível em:
https://bv4.digitalpages.com.br/?term=religi%25C3%25B5es&searchpag
e=1&filtro=todos&from=busca&page=3&section=0#/edicao/166277.

Complementar

FORELL, George W. Fé ativa no amor. Porto Alegre: Concórdia Editora. Tradução de Geraldo Korndörfer, 1985.
ALVES, Rubem. O que é Religião? São Paulo. Edições Loyola, 2000.
WARTH, Martim Carlos. Fé Existencial num Mundo Secular. Canoas. Ed. ULBRA/Concórdia, 2003.
VÁRIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB, 2009.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: editora da ULBRA, 2002.

Material Digital

ALVES, L. A. S. Cultura religiosa: caminhos para a construção do conhecimento. Curitiba: Inter saberes, 2012. E-book. Disponível em:https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Cultura%2520Religiosa%3A%252. 0caminhos%2520para%2520a%2520constru%25C3%25A7%25C3%25A3 o%2520do%2520conhecimento&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/620

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