Turma 7011 - Práticas Interprofissionais de Educação em Saúde - 2022/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 5

Professor(es): Micheline Pimentel Ribeiro Cavalcante

Carga Horária: 76 h

Ano/Semestre: 2022/1

Ementa

Atuação de equipe multiprofissional em programas de saúde no SUS com prioridade para promoção da saúde e prevenção de doenças, visando os aspectos biopsicossociais dos indivíduos, com base nos determinantes sociais.

Competências

Desenvolver a capacidade de implementar um projeto interprofissional de intervenção comunitária,, avaliar e discutir as potencialidades, fragilidades e limitações das ações e possíveis impactos desenvolvidos em comunidades e ou instituições governamentais e não governamentais.

Habilidades

Programa

• Práticas Interprofissionais em Saúde – Cenário atual
• Educação em Saúde no SUS
• Trabalho em equipe de saúde com foco nas necessidades de saúde dos usuários/população e na colaboração interprofissional
• Comunicação interprofissional e com os usuários dos serviços e população: instrumento para o trabalho em equipe interprofissional
• Planejamento Estratégico em Saúde – PES –Planos de ação estratégica
• Monitoramento e Avaliação em Saúde: Projetos aplicativos em sáude.

Metodologia

A disciplina “Práticas Interprofissionais de educação em saúde” caracteriza-se como disciplina do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) de eixo comum, predominantemente prática, ou seja, 75% prática e 25% teórica, e articula-se com a disciplina “Políticas Públicas e Gestão em Saúde”, também disciplina do Programa de Extensão Interdisciplinar (PEI) de eixo comum, mas predominantemente teórica, ou seja, 75% teórica e 25% prática.
As ações propostas na/pela disciplina têm como princípio o processo de intervenção na comunidade e ou instituições, assume metodologia alicerçada na prática, monitoramento e avaliação das intervenções. Enquanto proposta de intervenção pedagógica a disciplina propõe a contextualização de conhecimentos através do desencadeamento na execução das ações programáticas, com vistas à resolução de problemas concretos.
As atividades dos projetos de pesquisa e extensão Institucionais aprovados na universidade relacionados a saúde coletiva acontecerão concomitante a disciplina, promovendo o contato dos alunos com a pesquisa e extensão.
Os programas de residência em Saúde contribuirão para troca de informações e experiências no campo de atuação em serviço, bem como atuarão de forma integrada nos projetos aplicativos e na devolutiva nos cenários de prática e a comunidade.
Ao final será realizado uma avaliação das ações e entrega dos produtos a comunidade, serviços e instituições.
As experiências devidamente documentadas podem subsidiar informações que deverão ser divulgadas nos diferentes meios de comunicação universitária e redes sociais, de modo a disseminar a informação e materializar as ações interdisciplinares.
Poderá ocorrer também apresentações, fóruns, atendimentos em escolas, residências, igrejas, associações, CRAS, dentre outras instituições governamentais e não governamentais, considerando o momento pandêmico será realizado com anuência das partes e com todos os critérios e protocolos de segurança.
Para atingir os objetivos propostos da disciplina serão utilizados os métodos: projetos de trabalho (projeto de intervenção), exposição dialogada, portfólios/webfólios, seminários integradores, estudos de textos, pôsteres, dramatizações, júri e mostra dos produtos elaborados.
Dando continuidade ao Programa de Extensão Interdisciplinar(PEI) proposto, será finalizada a execução das ações planejadas na disciplina de Políticas Públicas e Gestão em Saúde, preenchendo os instrumentos de registro para o acompanhamento e avaliação. Na sequência, será realizada a avaliação das ações, apresentando os resultados alcançados e entregando a devolutiva para gestores, trabalhadores e comunidade envolvida. As atividades serão desenvolvidas em 3 blocos como as disciplinas anteriores.
Bloco 1 - Do primeiro ao quinto encontro: Adequação e readequação dos planos de ação existentes nos projetos de intervenções elaborados.
Bloco 2 – do sétimo ao décimo quarto encontro: Realização de ações integradas com demais cursos da universidade e ou programas de residência em saúde, sendo proposto atividades coletivas de promoção educação em saúde e atendimentos preventivos.
Bloco 3 – do décimo quinto ao vigésimo primeiro encontro: elaboração do banco de dados para compilação dos resultados obtidos com as ações promovidas, análise dos dados e reorganização dos grupos de trabalho para redação do documento de devolutiva. Além disso, discussão das potencialidades, limitações e fragilidades do programa, sendo realizada a redação do relatório final com base nas ações desenvolvidas e entrega para os gestores, trabalhadores e comunidade envolvida.

Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). Estudos individuais e em grupo, estudos dirigidos, elaboração de relatórios, boletins epidemiológicos, instrumentos educativos, folhetos, banners, pôsteres vídeos..

Os discentes a partir do conhecimento adquirido na disciplina farão vários produtos educativos para divulgação e aplicação na comunidade , bem como apresentaram um relatório final de devolutiva aos envolvidos.

Avaliação

O Sistema de Avaliação da disciplina, no semestre 2021/2, atende as diretrizes da Resolução CONSEPE nº 788, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2020, e considerará as etapas de trabalho discutidas na metodologia. Assim, tem-se:
A avaliação parcial 1 (AP1 – valor 1,5)
Entrega do documento escrito e apresentação dos Projetos de intervenção(PI) com os planos de ação a serem executados no semestre.
A avaliação parcial 2 (AP2 – valor 2,5)- Questões objetivas sobre os temas abordados na disciplina – CONECTA.
Avaliação semestral (AS – valor 6,0)
Entrega e apresentação dos produtos educativos dos grupos- Banner, flyer, folheto, aplicativo, blogs - (Seminário Integrador) - valor 2,0
Portfólio de todas as atividades realizadas na disciplina - valor 2,0
Relatório Final das ações realizadas durante o semestre – valor 2,0

A pontuação semestral (PS) será condizente com a pontuação do semestre. Afere as competências trabalhadas no AP1 + AP2 + AS.

Bibliografia

Básica

ALMEIDA FILHO, N e ROUQUAYROL, M.Z. Introdução à epidemiologia moderna, 4ª edição, Belo Horizonte: COOPMED Editora, 2006.

CAMPOS, G.W.S; MINAYO, M.C.S; AKERMAN, M. et all. Tratado de Saúde Coletiva, São Paulo – Urcitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006

ANDRADE, S.M.; SOARES,D.A;CORDONI JUNIOR, L. (organizadores).Bases da Saúde Coletiva, Londrina:UEL, 2001.

PAIM, J. S. O Que É o SUS. E-Book interativo. Ed. FIOCRUZ. 2015 93p. https://portal.fiocruz.br/livro/o-que-e-o-sus-e-book-interativo. Acesso em 23/09/2018.

Complementar

Caderno da Disciplina de Bases Conceituais em Saúde Coletiva n: 253

ROUQUAYROL M Z. Epidemiologia e Saúde. Editora Médica e Científica Ltda 1993

GOLDIM JR. Pesquisa em saúde: leis, normas e diretrizes. Porto Alegre: HCPA, 1997.
MENDES, E. V. Uma agenda para a saúde. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
MENDES E. V. Distrito sanitário: o processo social de mudança das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1993.

Material Digital

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde – 1. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf
BRASIL. DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011. Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde -SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7508.htm
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 3. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf

Peduzzi, M. O SUS é interprofissional? Comunicação saúde educação 2016; 20(56):199-201 disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/7MgQL4JM9dRYFDLYYzQVLHM/?lang=pt

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