Turma 1242 - PRIMEIROS SOCORROS - 2024/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 1

Professor(es): Simone Sampaio da Costa

Carga Horária: 38 h

Ano/Semestre: 2024/1

Ementa

Princípios gerais de primeiros socorros, biossegurança. Medidas de prevenção de acidentes. Ações imediatas em situações de emergência e urgências no que tange a prevenção, avaliação e socorro (suporte básico à vida). Primeiros
socorros em situações de urgência e emergência no que tange às emergências
clínicas, traumáticas e por acidentes com animais peçonhentos

Competências

Primeiros socorros em situações de urgência e emergência no que tange às emergências clínicas e traumático. Integra um cuidado á vítimas de agravos diversos que necessitem de ações imediatas do profissional da saúde, com ênfase no trabalho interdisciplinar.

Habilidades

Programa

- Definição Primeiros socorros ( histórico);
- Biossegurança
- Segurança de cena
- Avaliação da vítima de trauma
- Avaliação dos sinais clínicos de vida
- Avaliação inicial da vítima ,
- Tipos de choque;
- Desobstrução de vias aéreas superiores ( adulto e pediátrico);
- Reanimação cardiopulmonar ( Parada cardiopulmonar)-Suporte básico de Vida ( adulto e pediátrico);
--Traumatismos músculo esqueléticos: imobilizações , Noções Básicas de imobilizações, entorses, fraturas, luxações;
- Intercorrências neurológicas: desmaio, convulsão e abordagem de primeiros socorros no traumatismo crânio encefálico (TCE).
-Afogamento
- Queimaduras

Metodologia

As estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, portfólios/webfólios, visitas técnicas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, ensaios argumentativos, estudos de textos e ensaios, narrativas, perguntas pedagógicas, júri simulado, pôsteres, diário de aula, gincanas, jogos, painéis, simulação de atuação profissional, debates, entrevistas, blogs, Tempestade Mental ou Chuva de Ideias (Brainstorming), Dramatização (Rôle Playing), dentre outras. Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Cada encontro constatará de 2 momentos bem estabelecidos 1º-momento Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e 2º momento Trabalho Discente Efetivo (TDE), , essa disciplina ainda apresenta um componente prático que corresponde a 50% da carga horária.
Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), Nesse momento da aula é onde o discente tem aproximação e contextualização com os conteúdos teóricos que são essenciais para as aulas práticas e devem ser apresentados considerando o processo ativo da aprendizagem e com a capacidade de correlação com aplicação no campo da enfermagem
Trabalho Discente Efetivo (TDE) É um momento onde se concretiza um pouco mais essa aprendizagem devido o discente ser ainda mais efetivo no processo da aprendizagem sendo conduzido por meio de uma atividades que apresentam a tríade da aprendizagem significativa ( investigação , colaboração e compartilhamento ou exposição) e autogestão da aprendizagem.
A organização metodológica explicita um conjunto de intencionalidades e estratégias pedagógicas diferenciadas onde a sala de aula passa a ser um espaço privilegiado de discussões, marcado pela interação entre os seus protagonistas (professora e alunos).
Nesse ambiente educativo interativo, o docente tem o seu papel ressignificado como mediador, problematizador no sentido de gerar situações pedagógicas que possam estimular e provocar o aluno a se sentir sujeito e construtor de suas aprendizagens e de sua própria formação. Aprender, portanto, é um processo reconstrutivo que permite o estabelecimento de diferentes tipos de relações, ressignificações e reconstruções com vistas a sua aplicabilidade transformadora em situações diversas.
Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para o alcance dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem. Visando à qualificação das práticas pedagógicas, poderão ser realizadas diversificadas estratégias ativas de aprendizagem em acordo com as intencionalidades acadêmicas.
Em articulação com o desenvolvimento do Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC), o Trabalho Discente Efetivo (TDE) qualifica o processo de aprendizagem na Educação Superior, entendendo o aluno enquanto autogestor da sua aprendizagem que vivência a aprendizagem para que essa aprendizagem seja capaz de resolver problemas de seu dia a dia de forma contextualizada e associada à motivação para aprender .
Nesse sentido, as questões MODELO ENADE serão utilizadas como uma das estratégias para construção do conhecimento, visto que são questões que abrange conhecimento amplo e interdisciplinar.

Avaliação

A avaliação visa fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia acadêmica, compreende a avaliação como componente indissociável do processo ensino e aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. Nesta perspectiva, a avaliação é um processo de reflexão e de diálogo entre os envolvidos, assumindo um caráter interativo no qual as relações interpessoais e os projetos coletivos demarcam espaços de aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem, portanto, consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o docente como um dinamizador da aprendizagem e o discente como um autogestor, participante do seu processo de construção do conhecimento.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competência, distribuídos ao longo do período (semestre), a partir dos modelos de estrutura de avaliação de acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto na Resolução do CONSEPE Nº 891. A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo.
Avaliação de Grau Um (G1) relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo, que habilitam o aluno a aplicar e construir ou reconstruir, conhecimentos, metodologias e processos.
A avaliação G1, será realizada de forma individual , com questões objetivas e/ou subjetivas, na data estabelecida pelo calendário acadêmico.

Avaliação de Grau Dois (G2) relativo à totalidade dos saberes elaborados ao longo do semestre, e ao desenvolvimento de competências que habilitam o aluno a utilizar, criativamente, as aprendizagens propostas pela disciplina.
A avaliação G2 tem peso dois, será realizada de forma individual , com questões objetivas e/ou subjetivas de todo conteúdo ministrado, na data estabelecida pelo calendário acadêmico.

A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma:
𝑀𝑃 =𝐺1 + (𝐺2𝑥2)/3

Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP.
Os alunos que atingirem, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Qualquer aluno que tenha atingido a frequência mínima tem direito a realizar a prova de EF para aumentar a sua média, independente de aprovação.

G1 (peso 1): Avaliação individual (8,0) + Seminários(1,0) + Atividades avaliativas (1,0).

G2 (peso 2): Avaliação individual (8,0) + Seminários(1,0) + Atividades avaliativas (1,0).

No Exame Final será aplicado uma avaliação escrita com questões objetivas e subjetivas de todo o conteúdo ministrado.

É considerado aprovado na disciplina o aluno que atingir, no mínimo, 75% de frequência e Média Final (MF) igual ou superior a seis (6,0).
Média Final (MF): MP + ( EF x2)/3

Bibliografia

Básica

Básica
1- STUDART NETO, Adalberto et al. Medicina de emergência: abordagem prática. 16. ed., rev., atual. e ampl. Santana de Parnaíba [SP] : Manole, 2022. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/978655576597. Acesso em: 2 ev. 2022.
2- TIMERMAN, Sergio; GUIMARÃES, Hélio Penna. Emergências médicas: passo a passo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527736107. Acesso em: 2 fev. 2022.
3- TOBASE, Lucia; TOMAZINI, Edenir Aparecida Sartorelli. Urgências e emergências em enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788527731454. Acesso em: 2 fev. 2022.


Complementar

Complementar

1- SOUSA, Lucila Medeiros Minichello de. Suporte básico à vida. São Paulo: Érica, 2014. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788536530604. Acesso em: 2 fev. 2022.
2- KARREN, Keith J. et al. Primeiros socorros para estudantes. Tradução Patricia Fonseca Pereira e Douglas Arthur Omena Futuro. 10. ed. Barueri, SP: Manole, 2013. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520462430. Acesso em: 2 fev. 2022.
3- KARREN, Keith J. et al. Primeiros socorros para estudantes. Tradução Patricia Fonseca Pereira e Douglas Arthur Omena Futuro. 10. ed. Barueri, SP: Manole, 2013. E-book. [Minha Biblioteca]. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788520462430. Acesso em: 2 fev. 2022.
4- SANTOS, M. N. dos; SOARES, O. M. Urgência e emergência na prática de enfermagem. Porto Alegre: Moriá, 2019. 2v
5- JARVIS, C. Guia de exame físico para enfermagem. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016

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