Turma 1826 - Microbiologia E Processos Imunológicos - 2024/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Vinicius Gonçalves Lopes

Carga Horária: 76 h

Ano/Semestre: 2024/1

Ementa

Competências

- Avaliar, correlacionar e aplicar, os conhecimentos teóricos básicos de microbiologia aos diversos microrganismos e as possíveis infecções causadas por eles;
- Atuar na profissão com ética, espírito crítico e responsabilidade que lhe permita um desempenho profissional consciente, dirigido para a melhoria da qualidade do seu trabalho, refletindo na vida da população humana.
-Contribuir para promover, manter ou recuperar a saúde de indivíduos agredidos pelos microrganismos.

Habilidades

Programa

MICROBIOLOGIA

1. Introdução ao estudo da microbiologia
1.1 Importância para a área das Ciências da Saúde
1.2 Um breve histórico da Microbiologia
2. Bacteriologia
2.1 Anatomia funcional da célula procarionte
2.1.1 Morfologia, tamanho e o arranjo das células bacterianas
2.1.2 Estrutura da célula bacteriana

2.2 Metabolismo microbiano
2.2.1 Reações catabólicas e anabólicas
2.2.2 Enzimas

2.3 Genética bacteriana
2.3.1 Transformação
2.3.2 Conjugação
2.3.3 Transdução

2.4 Nutrição microbiana
2.4.1 Fatores necessários para o crescimento
2.4.2 Meios de cultura
2.4.2.1 Meio quimicamente definido
2.4.2.2 Meio complexo
2.4.2.3 Meio de cultivo seletivo e diferencial
2.4.2.4 Meio de enriquecimento

2.5 Bactérias de importância clínica
2.5.1 Aeróbios obrigatórios
2.5.2 Anaeróbios obrigatórios
2.5.3 Anaeróbios facultativos

3. Micologia
3.1 Biologia dos fungos
3.1.1 Morfologia, reprodução e nutrição, mecanismos de patogenicidade.
3.2 Principais tipos de micoses
3.2.1 Micoses superficiais
3.2.2 Micoses Cutâneas
3.2.3 Micoses Subcutâneas
3.2.4 Micoses Sistêmicas

IMUNOLOGIA
1. Introdução ao estudo da Imunologia
1.1 Células do sistema imunológico: origem, morfologia e função
1.2 Tecidos e órgãos linfoides primários e secundários

2. Antígenos
2.1 Conceito, classificação e natureza dos antígenos
2.2 Imunogenicidade e antigenicidade

3. Complexo de Histocompatibilidade Principal (MHC)
3.1 Classes, distribuição celular
3.2 Polimorfismo do MHC e sua relevância funcional na apresentação antigênica e na rejeição de transplantes

4. Imunidade Inata
4.1 Componentes do sistema imune inato
4.2 Características da resposta imune inata e suas funções efetoras

5. Imunidade adaptativa
5.1 Classificação: imunidade humoral e celular
5.2 Características da resposta imune humoral e celular
5.3 Apresentação de antígenos aos linfócitos B, cinética da produção das imunoglobulinas, funções efetoras de cada classe de imunoglobulinas
5.4 Vias de processamento e apresentação de antígenos aos linfócitos T, ativação e diferenciação celular.
5.5 Funções efetoras dos linfócitos T citotóxicos e T helper (Th1, Th2 e Th17)
5.6 Cooperação entre a imunidade celular e humoral bem como entre a imunidade adaptativa e inata

6. Imunidade aos microrganismos
6.1 Mecanismos da imunidade inata e adaptativa envolvidos nas infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitos

7. Imunoprofilaxia e imunoterapia
7.1 Princípios gerais da imunoprofilaxia e imunoterapia e suas aplicações

8. Reações de hipersensibilidade
8.1 Conceito, tipos de hipersensibilidade e respectivas células mediadoras
8.2 Características e exemplos de hipersensibilidade

Metodologia

Cada encontro presencial passa a ser formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE). As aulas teóricas serão expositivas e com o desenvolvimento paralelo de estratégias ativas de aprendizagem, a saber: resolução de problemas, estudos de casos reais e/ou simulados, grupos de aprendizagem, estudos de textos, narrativas, perguntas pedagógicas, jogos, dentre outras. Assim sendo, as estratégias metodológicas estão voltadas para a consecução dos objetivos pedagógicos definidos para a inovação e eficácia do processo de ensino e de aprendizagem.
A plataforma de ensino institucional (CONECTA) será utilizada como ferramenta de postagem dos materiais didáticos, de atividades individuais como resolução de exercícios, resenhas de artigos científicos e trabalhos escritos a serem entregues em formato digital..
Ao longo do semestre letivo, teremos 18 encontros presenciais e três web atividades (web 1: 8h; web 2: 8h e web 3: 6h), sendo que estas serão disponibilizadas no Conecta, conforme datas estabelecidas no calendário acadêmico.

As avaliações e Web Aula serão disponibilizadas no Conecta em tempo hábil, conforme calendário acadêmico.

Avaliação

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:
G1:
- Será composto por dois momentos de avaliação por meio de aplicação de avaliação de grau 1 composto por questões discursivas ou objetivas, compreendendo o conteúdo aplicado até a semana anterior a aplicação (6,0 pontos).
- Trabalhos dirigidos (ex: casos clínicos/seminários/ estudo de caso, entre outros, à critério do docente) que contabilizarão 4,0 pontos, visto que serão atividades no decorrer da matéria até o momento da avaliação de grau 1.
G2 - Avaliação do conteúdo ministrado no semestre. Será através de:
- Uma prova com questões discursivas e ou objetivas, compreendendo o conteúdo aplicado até a semana anterior a aplicação desse grau, com valor de 6.0 pontos;
- Trabalhos dirigidos (ex: casos clínicos/seminários/ estudo de caso entre outros à critério do docente) que contabilizarão 4,0 pontos, visto que serão atividades no decorrer da matéria até o momento da avaliação de grau 2.
A Média Parcial (MP) é o resultado da média ponderada entre G1, com peso um, e G2, com peso dois. Calculada da seguinte forma: MP =G1 + (G2x2)3.
Serão aprovados os alunos que atingirem, no mínimo, 6,0 (seis) pontos na MP e 75% de frequência.
Para quem não atingiu a média, mas atingiram, no mínimo, 75% de frequência poderão realizar a prova de Exame Final (EF). Nesse caso, a Média Final (MF) será o resultado da média ponderada entre Média Parcial (MP), com peso um, e Exame Final (EF), com peso dois. Calculada da seguinte forma: MF =MP + (EFx2)3.
É considerado aprovado na disciplina o aluno que atingir, no mínimo, 75% de frequência e Média Final (MF) igual ou superior a seis (6,0).
É considerado reprovado na disciplina o aluno que, ao concluir o semestre letivo: não obtiver, no mínimo, 75% de frequência na disciplina, independente da MF obtida, salvo nos casos amparados pela legislação específica vigente e não obtiver a MF igual ou superior a 6,0 (seis).

Bibliografia

Básica

TRABULSI, L.R; TOLEDO, M.R.F.; SILVA, N.P. Microbiologia. São Paulo: Editora Atheneu, 2008.

LEVINSON, W. Microbiologia médica e imunologia. 10. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010.

ABBAS, K.A.; LICHTMANN, H.A.; PILLAI, S. Imunologia celular e molecular. 8. ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

Complementar

DELVES, P.J; MARTIN, S.J.; BURTON, D.R.; ROITT, I.M. Fundamentos de imunologia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

PLAYFAIR, J.H.W; CHAIN, B.M. Imunologia básica: guia ilustrado de conceitos fundamentais. 9. ed. São Paulo: Manole, 2013.

SILVA, A.G.T. Imunologia aplicada: fundamentos, técnicas laboratoriais e diagnósticos. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.

ENGELKIRK, P.G.; ENGELKIRK, J.B. Microbiologia para as Ciências da Saúde. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. 12 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2017.

Material Digital

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