Integrar a universidade a comunidade. Este é um dos objetivos do projeto Terraquarium 3ª Idade, que é desenvolvido pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, desde abril. Às terças e quintas, um grupo de 28 pessoas do Aureny III, todas com mais de 50 anos, participa de uma série de atividades, como recreação, hidroginástica e artesanato.
Baseadas nos princípios de Educação Ambiental, as aulas de artesanato estimulam o uso de sucata e material reciclável. Já foram produzidos artigos com retalhos de tecido (fuxico) e cestaria em jornal e o mosaico (com cacos cerâmicos) está sendo introduzido. Todo material confeccionado é armazenado e o grupo está sendo estimulado a se reunir em associação para comercializar a produção.
As atividades físicas requerem atenção especial, pois a maioria do grupo é de diabéticos e hipertensos. Uma médica e agentes de saúde voluntários acompanham o grupo, fazendo o controle da pressão arterial, antes e depois das atividades físicas. A hidroginástica e outras atividades de recreação são orientadas pela professora Marisa Armudi e acadêmicos de Educação Física.
“O retorno que as pessoas estão dando do trabalho é muito interessante”, destacou a coordenadora técnica do Terraquarium, Solange Alves Oliveira, citando que é perceptível a melhora na auto-estima de cada integrante do projeto. Solange também observa os reflexos dessas atividades na saúde das pessoas. “Muitos até diminuíram a quantidade de remédios que tomavam”, ressaltou. As aulas vão até o dia 19 de dezembro e retornam em fevereiro.