Os fatores econômicos que determinam os valores de aluguéis e preços de compra e venda de imóveis serão abordados pelo consultor e presidente do Sindimóveis de São Paulo, Rui Cassavia Filho, neste sábado, 17, durante a programação do I Workshop do Mercado Imobiliário de Palmas. A discussão promete ser calorosa, reunindo empresários do setor, corretores, acadêmicos e comunidade em geral. O evento é promovido pelo curso de Gestão Imobiliária do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, e acontecerá no miniauditório (sala 543), das 8h às 18h.
Os valores de locação de imóveis em Palmas atingem 1,2% do valor venal do imóvel (valor avaliado pela prefeitura para cobrança do IPTU), enquanto a média nacional não ultrapassa 0,8%. Nas grandes capitais, como São Paulo e Rio de janeiro, a faixa é de 0,5%. Cassavia defende a lei da oferta e procura, mas considera fundamental a participação efetiva da comunidade na revisão da política adotada pelo mercado imobiliário local. “Deve-se, antes de mais nada, participar das atividades das autoridades
que mapeiam a "habitação" em Palmas. Esta participação acontecerá em eventos onde poderão e deverão apresentar os problemas habitacionais, urbanísticos, de saúde e educação”, disse, acrescentando o mercado é “vislumbrante e espetacular, quando a ótica é o ser humano”. No ponto de vista de Cassavia, o segmento imobiliário é “lucrativo a longo prazo e sem riscos”.
As inscrições já estão abertas, na coordenação do curso (sala 317), das 14h às 22h. O valor é de R$ 30,00. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (63) 223-2083.