O Movimento da Luta Antimanicomial é o destaque de hoje na edição da Cesta Psicológica. Durante todo o dia, acadêmicos do curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, e profissionais da área participam de uma série de debates e reflexões. Às 19h, no miniauditório da Instituição, será apresentado o tema “Loucura e civilização: reflexões e ações sobre a exclusão social”. Também será apresentado o vídeo “Antecipando o Absurdo”.
O Movimento propõe uma articulação entre usuários (e suas respectivas famílias) e técnicos do sistema manicomial e demais membros da sociedade civil em prol da extinção da lógica de que o doente mental é incapaz e perigoso, o que “justificaria” a violência e a opressão como formas de tratamento. A meta dos articulistas é promover o resgate da cidadania dessas pessoas.
O grupo rejeita o assistencialismo e entende que é imprescindível a organização da sociedade, envolvendo os excluídos, na luta pela promoção efetiva de políticas sociais
que garantam os direitos cidadãos. O Movimento recebe denúncias de maus tratos
e discriminação, dando os encaminhamentos necessários. Também promove debates,
cursos, seminários, e fomenta a implantação de projetos a usuários de Saúde Mental visando sua reabilitação biopsicossocial.
Ontem, todos os serviços ligados à área se reuniram no Parque Cesamar para um momento de lazer e reflexão.