A palestra “Cidadania e Competitividade: as demandas da economia do conhecimento”, do economista Cláudio Moura Castro abriu nesta quarta-feira, 21, os trabalhos do primeiro dia do III Congresso Científico do Centro Universitário Luterano de Palmas, que tem como tema central “Mercado e Cidadania: o Papel da Universidade”. A palestra do prestigiado articulista da Revista Veja foi acompanhada por mais de 700 pessoas, que ocuparam o auditório da Instituição. Na oportunidade, ele destacou as diversas funções da universidade e a responsabilidade desta com a construção da cidadania.
À tarde foram apresentados os trabalhos dos acadêmicos na III Jornada de Iniciação Científica, seguido do momento de premiação. Foram premiados os três primeiros colocados nas quatro áreas do conhecimento. À noite foi realizado um debate sobre “Ciência, tecnologia e desenvolvimento humano” r, com os debatedores Erasto Fortes de Mendonça, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque e Raul Machado Neto. Em seguida, os participantes foram convidados para um coquetel oferecido pela Instituição.
Nesta quinta-feira, serão realizadas palestras temáticas, com assuntos atuais, nas áreas de Ciências Humanas, Agrárias, Biológicas e Exatas e da Terra. “Tivemos a preocupação de atender todas as áreas de formação, dentro do foco do Congresso, para que haja uma dinâmica maior”, destacou a coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Conceição Previero.
Dentro dos eventos temáticos, Wilsa Maria Ramos vai falar sobre “Mídias, Tecnologias e Aprendizagens na Nova Economia”; Volnei Garrafa ministra a palestra sobre “Bioética no Século XXI”; Para falar sobre “Ergonomia Informacional” foi convidada Anamaria de Moraes; e Luiz Carlos Baeta Neves vai dirigir o debate sobre “Cidadania pelas Águas”.
Jorn. Sonara Capaverde
Mtb 6553