A noite de encerramento do III Congresso Científico do Centro Universitário Luterano de Palmas foi aberta com apresentação do grupo musical “Tambores do Tocantins”. O grupo que encantou a platéia é formado por meninos e adolescentes carentes do estado e conta com o apoio de uma ONG da Bélgica. Em seguida, o consultor da Unesco e coordenador do Observatório de Violências na Escola, Cândido Gomes, foi convidado a subir ao palco para proferir sua palestra “Mercado e Cidadania”. Para ele, mercado e cidadania caminham juntos, porém, caso o haja necessidade de escolha, a cidadania deve ser priorizado, pois, “A cidadania Poe direcionar para o marcado, já este é cruel e pode ser excludente”. disse.
O último dia de atividades do congresso iniciou com a participação da doutora em Psicologia, Wilsa Maria Ramos, que falou sobre “Mídias, tecnologias e aprendizagens na nova economia”. Em seguida, foi à vez de uma das palestras mais aguardadas “Bioética no século XXI”, proferida pelo professor Volnei Garrafa. Na oportunidade ele destacou a urgência do Brasil, a exemplo da Inglaterra, definir políticas e regulamentações para questões como a clonagem e o aborto. À tarde o destaque ficou com a palestra sobre “Cidadania pelas águas”, com o ambientalista Luiz Carlos Baeta Neves, que defende a solidificação de um movimento pela cidadania das águas, “essa questão é urgente, pois, em breve corremos o risco de sofremos invasões por parte de paises desenvolvidos para apropriação dos nossos recursos hídricos”, alertou ele.
Durante todo o dia, foi intensa a movimentação no hall da Instituição com a apresentação dos trabalhos científicos apresentados por professores e acadêmicos.
Sonara Capaverde
Mtb 6553