Entre os dias 30 de setembro a 04 de outubro, se realiza o I Seminário Povos Indígenas: Desafios e Perspectivas, no auditório do Tribunal de Contas. Na programação do evento serão promovidas palestras em que a discussão de temas como o preconceito e discriminação, educação indígena e convivência interétnica serão explorados, e assim, apresentadas propostas para novas políticas para os povos indígenas no Tocantins.
Entre os palestrantes do evento estão alguns dos professores que pertencem ao corpo docente do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA. Na quarta-feira (1°/10), participa como coordenadora da mesa redonda História Indígena: realizações atuais e perspectivas para o futuro, a professora do curso de Comunicação Social, Juciene Ricarte Apolinário. No dia 02 outubro, a professora de história, Paulete Maria Cunha dos Santos, será responsável pela discussão Educação Indígena: problemas, propostas e perspectivas. Também na quarta-feira o professor doutor, Odair Giraldin, coordena a mesa redonda Imagem e Som: fontes documentais e memória sobre povos indígenas. Já entre as discussões realizadas na sexta-feira (03/10), os docentes Karilleyla dos Santos Andrade e Odair Giraldin participam da mesa Cultura Indígena: balanço da situação.
O I Seminário Povos Indígenas: Desafios e Perspectivas está aberto para estudantes, professores, pesquisadores e membros de instituições indígenas dispostos a reflexão e análise crítica do atual contexto dos índios.