As professoras do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, Juciene Ricarti Apolinário (Comunicação Social) e Karylleila dos Santos Andrade (Letras) participam, de 21 a 24 de outubro, do 25º Congresso Internacional de Americanística. O evento, que reúne especialistas em assuntos indígenistas da América Latina e Europa, se realiza na Universidade Veracruzana, no México.
As professoras, que representam o Brasil no congresso, participam da sessão Amazônia Indígena, juntamene com profissionais da Universidade de Roma. A sessão é organizada pelo departamento para Assuntos Indigenistas da Organização das Nações Unidas.
A historiadora Juciene, doutoranda pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), falará sobre as relações interétnicas entre colonizadores e grupos indígenas do Tocantins no século XVIII. Karylleila, doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP), apresentará a toponímia (estudo etimológico/histórico sobre os nomes próprios) dos povos indígenas.
O congresso se realiza todo ano e é sediado por um país latinoamericano. A edição do ano passado ocorreu na USP, onde Juciene também esteve presente. “É uma grande oportunidade para divulgar a história e a cultura de resistência dos povos indígenas do Tocantins entre os estudiosos latinoamericanos”, destaca Juciene.