Cerca de cem acadêmicos do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, participarão, a partir do próximo semestre, de uma série de ações que serão desenvolvidas em prol do desenvolvimento urbano e rural. Os projetos serão executados por meio de um Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a Fundação Ulbra e a Caixa Econômica Federal. A cerimônia de assinatura aconteceu nesta terça-feira, com as presenças do diretor geral do CEULP/ULBRA, Hugo Edgar Lüdke, e do superintendente do Escritório de Negócios Institucionais da Caixa no Tocantins, José Messias de Souza.
Segundo o diretor do CEULP/ULBRA, Hugo Lüdke, o convênio é mais uma oportunidade para que a Instituição contribua com o desenvolvimento social da comunidade. Outro ponto destacado pelo Diretor se refere à formação acadêmica. “Os estudantes que participarem das atividades terão uma consciência maior sobre projetos sociais, além da ampliação do referencial teórico e do desenvolvimento de competências técnicas”, destacou.
Durante a apresentação, o superintendente da Caixa ressaltou a importância da parceria. “Queremos desenvolver uma gestão participativa com a comunidade e este convênio é o pontapé inicial de uma série de trabalhos que poderão ser feitos em conjunto”, disse.
A primeira etapa será um ciclo de seminários de capacitação, que serão realizados a partir de amanhã até o dia 20. Acadêmicos de Administração, Engenharia Civil, Pedagogia, Pscicologia e Serviço Social devem participar do treinamento. Na ocasião, serão apresentados todos os programas de desenvolvimento urbano e rural, como habitação, saneamento e prestação de serviço.
Palestra
O diretor de Desenvolvimento Urbano e Parcerias da Caixa, Jorge Luiz Souza Arraes, ministrou a palestra A Caixa no desenvolvimento urbano do Brasil, durante a cerimônia. “O desafio atual é trabalhar em parceria. Não dá mais para fazer tudo sozinho e a participação das universidades, principalmente nas questões técnicas, é fundamental”, disse.
Seminários
► 05/11 - O componente técnico social no desenvolvimento urbano e a metodologia do trabalho de engenharia
► 06/11 - Habitação
► 12/11 – Habitar Brasil - BID
► 13/11 - Saneamento ambiental; Infra-estrutura Rural
► 19/11 – Bolsa Família (cadastro único); PBQP - H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat)
► 20/11 - Estatuto das cidades; PNAF – M (Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para Municípios); Melhores práticas em gestão local