Com a proximidade da data em que é comemorado o Dia da Consciência Negra (20/11), e por meio da iniciativa dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, História, Letras e Pedagogia, o CEULP/ULBRA promove, nesta segunda-feira (17/11), o colóquio Consciência Negra: Luta e Resistência dos Afro-Brasileiros.
Com o objetivo de levar alunos e professores a uma discussão sobre a situação e a luta do negro no Brasil e, principalmente, no Tocantins, o colóquio traz como convidados o coordenador do Núcleo de Assuntos Afro-Brasileiros da UFT, Prof. Dr. Antônio Liberac, o coordenador do curso de Letras do CEULP/ULBRA, Prof. Msc. Ivan Cupertino e o Coordenador do Movimento Consciência Negra do Tocantins, Sr. Edson José Barbosa.
De acordo com a Prof. Msc. Juciene Ricarte, uma das organizadoras do evento, trazer como tema para debate a consciência negra nos remete a relevância da existência de Zumbi do Palmares um símbolo de resistência e liberdade do movimento negro. “Não foi a partir da abolição da escravatura que teve início o processo de liberdade do negro no Brasil, tudo começou com a luta de Zumbi, o grande herói negro que resistiu” acrescenta Juciene.
Preconceito e a discriminação trabalhados em paralelo com aspectos históricos também fazem parte da discussão. O colóquio Consciência Negra: Luta e Resistência dos Afro-Brasileiro. acontece no miniauditório da instituição, com início às 19h30, e está aberto a toda comunidade acadêmica.