O site www.metropalmas.com.br já está conectado ao portal do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, www.ulbra-to.br. Para acessá-lo, vá até o link “graduação”, escolha “Engenharia Civil” e no menu clique em “links e downloads”. No endereço há uma abordagem das diretrizes para a elaboração do projeto de um metrô de superfície para Palmas, desenvolvido por acadêmicos do sétimo período de Engenharia Civil da Instituição, com o apoio dos professores da área de transportes João Edson dos Santos, Kátia Andrade e Mário Costa Lucas.
A proposta do grupo é a implantação de um sistema integrado multimodal de transporte, que agilizaria o fluxo de transporte na Capital. O metrô de superfície terá uma linha troncal, ligando a cidade no sentido Norte/Sul, desde a região das “arnos” até os bairros Aureny e Taquaralto. A implantação do empreendimento se tornará viável a partir do momento que a cidade tiver demanda adequada ao transporte de massa, garantindo-se com o número de viagens o equilíbrio econômico do sistema. A linha troncal será integrada à linhas alimentadoras com passageiros que utilizam os ônibus urbanos. Para isso, o sistema sofrerá uma otimização das linhas, passando a atender ao fluxo no sentido Leste/Oeste.
O trabalho está sendo desenvolvido pelos acadêmicos Camilla Borges, Carlos Ernesto, Denise Fleury, Eurípedes Alves, Georgeos Jemelli, Marquezan Guimarães, Rafael Alencastro e Rafael Oliveira. Eles integram o Grupo de Estudos Metrô Superfície de Palmas e pretendem transformar o projeto no trabalho de conclusão de curso. A turma se forma no primeiro semestre de 2005.
O grupo já fez algumas apresentações a diversas instituições, inclusive ao Governo do Estado. Em breve, o projeto será apresentado ao governador Marcelo Miranda.