FULBRA assina termo de cooperação com o Governo do Estado
A FULBRA no Tocantins assina, neste domingo, 20/06, um termo de cooperação com o Governo do Estado do Tocantins que possibilitará a operacionalização do Centro de Recepção de Visitantes do Parque Estadual do Cantão.
Fomentar o ecoturismo na região do Cantão, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico, dentro dos princípios da preservação ambiental. Esta é uma das propostas da Fundação da Universidade Luterana do Brasil (FULBRA) no Tocantins ao assinar, neste domingo, 20/06, um termo de cooperação com o Governo do Estado do Tocantins. Por meio da parceria, a Fundação assumirá a operacionalização do Centro de Recepção de Visitantes do Parque Estadual do Cantão. A solenidade de assinatura deve ocorrer por volta das 9h, na sede do Centro, com as presenças do diretor geral do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, Marcos Fernando Ziemer, e do governador Marcelo Miranda.
O Centro de Recepção situa-se no município de Caseara, a 250 km de Palmas, dentro do Parque Estadual do Cantão. Ocupando uma área de 594 hectares, o local já dispõe de uma infra-estrutura básica, com área administrativa, alojamento, garagem, um cais, vias de acesso, pista de pouso, redes de água e energia. As obras devem ser ampliadas, com a instalação de uma área de camping e pousada, possibilitando maior conforto aos turistas.
De acordo com a bióloga da Instituição, Maria Amélia Maciel, uma das primeiras ações desenvolvidas será um inventário da flora e fauna existentes. O inventário servirá de base para futuros projetos, que serão executados de acordo com o Plano de Manejo do Parque. Como o local faz parte de uma unidade de conservação, poderão ser implantados um museu de história natural, um minizoologico e um viveiro de mudas com espécies da região.
Dentre as opções turísticas, serão oferecidas atividades como pesca esportiva e observação de aves. Existem cerca de 156 espécies de peixes catalogadas. Durante a temporada de “verão” no Tocantins, de junho a agosto, o Centro oferecerá uma opção a mais de lazer para os freqüentadores das praias do município de Caseara.
“Esta parceria possibilitará o desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas”, destaca Maria Amélia, acrescentando que os cursos do CEULP/ULBRA poderão realizar, ainda, projetos multidisciplinares que atendam à comunidade local. “Queremos envolver a população em nossas ações, promovendo uma relação positiva entre os moradores e o parque”, destaca.